Sexta, 23 de Fevereiro de 2018

PMDB oficializa Nelsinho como candidato dia 29

9 JUN 2008Por 23h:22
     

Lívia Ferreira

Com informações do TSE

O PMDB de Campo Grande vai oficializar no próximo dia 29, domingo, a candidatura do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) à reeleição. O local e o horário do evento ainda não foram definidos. Além de Nelsinho, o PMDB deve oficializar pelo menos outras 39 candidaturas próprias a prefeito, de acordo com o presidente regional da legenda, deputado federal Waldemir Moka. Um dia antes, no sábado (28), o PTB de Campo Grande programou convenção para oficializar o apoio à reeleição do prefeito.

Pelo calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os prazo para as eleições começa hoje e vai até o próximo dia 30.

Em 2004, última eleição municipal, foram eleitos 5.562 prefeitos e 51.802 vereadores. O número de vagas nas câmaras municipais pode ser alterado dependendo da votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta a quantidade de vereadores nos legislativos.

A Justiça Eleitoral estima que vai receber mais de 400 mil pedidos de registro de candidatos. Para o cargo de vereador, cada partido pode registrar uma vez e meia o número de vagas a serem preenchidas na Câmara Municipal. No caso de coligação, poderão ser registrados candidatos até o dobro do número de lugares a preencher, independentemente do número de partidos que compõem a chapa.

Internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza, a partir de hoje, em sua página na internet (www.tse.gov.br), o Sistema de Candidaturas Módulo Externo (CANDEx). pelo sistema, os partidos devem pedir o registro de seus candidatos a prefeito e vereador.

De acordo com a Resolução 22.717/08, o pedido de registro deverá ser apresentado, obrigatoriamente, em meio magnético gerado pelo CANDex. Os partidos também devem entregar o Demonstrativo de Regularidades de Atos Partidários (DRAP) e o Requerimento de Registro de Candidatura (RRC).

        Para o registro de candidatura, é necessário que o candidato tenha sido escolhido em convenção do partido, que, de acordo com a Lei das Eleições (9.504/97).

Leia Também