Quarta, 24 de Janeiro de 2018

PMDB confirma que Quércia desistiu da candidatura ao Senado

6 SET 2010Por 14h:00
     

O PMDB confirmou, durante entrevista coletiva no início desta tarde, que o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB) desistiu da candidatura ao Senado pelo estado.

O motivo da desistência é o diagnóstico do retorno de um tumor de próstata que havia sido tratado há mais de 10 anos. Quércia está internado desde a última terça-feira (31) no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista.

A filha de Quércia, Andreia Quércia, afirmou que não houve recomendação médica para que o pai abandonasse a campanha. Segundo ela, foi uma "decisão de bom senso" da família. O ex-governador já fez uma das cinco sessões previstas de quimioterapia no hospital Sírio Libanês.

Com a desistência, Quércia apoiará o outro candidato a senador da chapa "Unidos por São Paulo", Aloysio Nunes (PSDB). Com isso, o candidato tucano passará a ter mais tempo de televisão. O peemedebista pretende gravar mensagens de apoio ao tucano para exibição no horário eleitoral da TV.

O advogado Ricardo Porto, do PMDB, informou que, mesmo com a renúncia à candidatura, o nome e a foto de Quércia deverão aparecer na urna eletrônica porque, segundo afirmou, "quase com certeza" não haverá tempo hábil para a retirada. O eventual voto em Quércia será considerado nulo.

Em troca do apoio de Quércia, Aloysio Nunes substituiria um de seus suplentes pelo primeiro suplente de Quércia, o secretário-geral do PMDB paulista, Airton Sandoval. Segundo Porto, é possível, juridicamente, fazer a troca de suplentes.

Quércia e Netinho, do PC do B, estão tecnicamente empatados na segunda colocação na disputa pelo Senado por São Paulo, de acordo com pesquisa Ibope

 

Pesquisas

Na pesquisa Ibope divulgada no sábado (4), Quércia apareceu na terceira colocação com 23% das intenções de voto. Marta Suplicy (PT) estava em primeiro com 36%, seguida por Netinho (PC do B), com 26%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, Quércia e Netinho estavam tecnicamente empatados.

Leia Também