Quinta, 18 de Janeiro de 2018

PM retira índios acampados em frente à Esplanada dos Ministérios

10 JUL 2010Por 18h:30
     Os índios que estavam acampados desde janeiro na Esplanada dos Ministérios foram retirados do local hoje (10) pela Polícia Militar do Distrito Federal. A ação começou por volta das 6h da manhã sob protesto dos índios. Eles afirmaram que houve violência na retirada e que os policiais usaram sprays de pimenta.
        Três pessoas foram presas durante a operação e duas delas já foram liberadas. O delegado Laércio Rossetto, da Polícia Civil, disse que as prisões ocorreram por conta de resistências durante a desocupação e explicou por que a operação começou tão cedo. ?Geralmente os mandados de busca e apreensão começam às 6h da manha porque nesse horário as pessoas estão menos sujeitas a esboçar reação?.
        Em nota, a Fundação Nacional do Índio (Funai) afirmou que a desocupação do acampamento foi feita depois de serem esgotadas as negociações para a saída voluntária.
        A retirada foi determinada pela 6ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal. De acordo com a nota da Funai, as negociações iniciadas em janeiro resultaram na retirada voluntária de 186 índios do local e os que lá permaneceram não pertencem a qualquer etnia.

Leia Também