domingo, 15 de julho de 2018

CADEIRINHAS

PM promete começar fiscalizações dos dispositivos na Capital após feriadão

8 OUT 2010Por Silvia Tada e Daniella Arruda11h:00



Após o feriadão, a fiscalização do uso das cadeirinhas nos veículos começa a ser feita em Campo Grande. De acordo com o comandante da Companhia Independente de Polícia de Trânsito (Ciptran), major Alírio Villassanti, mesmo com a constatação da falta do produto em muitas lojas, principalmente do assento de elevação, para crianças mais velhas, não haverá tolerância com quem desrespeitar a lei. “A legislação é de maio de 2008. As pessoas tiveram bastante tempo para se adequar e adiamos várias vezes o início da fiscalização. Dessa vez faremos mesmo as notificações”, alertou.

O prazo dado pelos órgãos de trânsito (Ciptran e Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vence no domingo, dia 10. Como depois serão mais dois dias de feriado, as blitze devem começar, mesmo, na quarta-feira. Os locais ainda não foram definidos pela Ciptran.

“Normalmente, já fazemos blitze pela cidade. A partir de agora, vamos atentar para mais esse item obrigatório de segurança”, explicou Villassanti.

Regras
Segundo a Resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), recém-nascidos até 1 ano de idade devem ser transportados em bebê-conforto; acima de 1 ano até 4 anos de idade, devem utilizar a cadeirinha e acima de 4 anos até 7 anos e meio no assento elevatório, todos sempre no banco traseiro.

A falta dos dispositivos de retenção para transporte de crianças em veículos, assim como o uso incorreto dos equipamentos, é infração considerada gravíssima, resultando em aplicação de multa de R$ 191,54, perda de sete pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo até a irregularidade ser sanada.

Leia Também