Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

AO CONGRESSO

Planalto enviará projeto sobre manifestações

8 MAR 14 - 09h:26FOLHAPRESS

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirmou na última quarta-feira que o governo deve enviar ao Congresso, já na próxima semana, o projeto de lei que pretende coibir abusos em manifestações. "Nesse momento, Ministério da Justiça e Casa Civil trabalham nos aspectos finais [do texto]. Acredito que, no início da semana que vem, encaminharemos ao Congresso, com regime de urgência", afirmou o ministro após o evento de lançamento da Campanha da Fraternidade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Cardozo classificou o projeto como "equilibrado" e afirmou que a ideia não é reprimir manifestações, mas coibir abusos. "Tem por objetivo central garantir a liberdade de as pessoas se manifestarem em paz e poderem fazê-lo em vias públicas." Sem detalhar as penas que serão adotadas para quem descumprir a lei, Cardozo afirmou apenas que serão apresentadas novas tipificações e agravantes.

O ministro avalia que é possível ver o texto aprovado, no Congresso Nacional, antes da Copa do Mundo --período temido pelo governo como alvo de grandes manifestações. A proposta deve conter, segundo Cardozo, medidas que garantam "a integridade no exercício da função" do jornalista. Paralelamente, disse, outras medidas nesse mesmo sentido -como a criação de um observatório-- estarão presentes em um protocolo elaborado por um grupo de trabalho encabeçado pela Secretaria dos Direitos Humanos (Presidência da República).

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, afirmou que é preciso ter cautela com projetos de lei que busquem controlar manifestações públicas. "Não podemos cair de novo no regime da ditadura, onde as manifestações, mesmo que elas sejam violentas, sejam consideradas crime no sentido como eram consideradas. Essa preocupação nós temos, mas não posso opinar sobre o texto [do Executivo] que não vi, não li."  

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Dinheiro público poderá pagar advogado de acusado de corrupção
COBRE SEU SENADOR

Dinheiro público poderá pagar advogado de acusado de corrupção

Conheca os novos modelos HB20: Veja o vídeo.
CORREIO VEÍCULOS

Conheca os novos modelos HB20: Veja o vídeo.

Shopping vai pagar só metade do IPTU; centro de convenções ganha isenção
BOSQUE DOS IPÊS

Shopping vai pagar metade do IPTU nos próximos cinco anos

Prefeito avalia que demorou para organizar cidade
CAPITAL

Prefeito avalia que demorou para organizar cidade

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião