Terça, 12 de Dezembro de 2017

Pintar cachorros e transformá-los em arte vira negócio bilionário

28 DEZ 2013Por TERRA06h:00

De super-heróis a leões, a arte criativa em cães prova que pinturas vão muito além das telas e tintas. Que o diga a britânica Sue Eld-Weaver, que já venceu todos os concrusos deste tipo do Reino Unido. Mãe de quatro filhos e ao lado do inseparável poodle, Dobby, ela faz tanto sucesso que ganhou um programa de TV, no qual irá mostrar os bastidores da maior competição global deste tipo, na cidade de Hershey, nos Estados Unidos.

Segundo o site Daily Mail, além de dinheiro e troféu, o prêmio do concurso é a capa da revista especializadda Groomer to Groomer que, até agora, só publicou cães norte-americanos em sua primeira página. "Vencer um concurso de decoração de cachorros no Reino Unido é ótimo, mas não é um grande desafio, por isso quero ir e ser a melhor", disse Sue.

Nos Estados Unidos, este tipo de arte é levado tão a sério que se transformou em um negócio bilionário. "As pessoas gastam mais dinheiro com seus animais de estimação do que com seus filhos", afirma Adriane Pope, vencedora de concursos anteriores e dona de um canil e pet shop que funcionam como hotel de luxo para os cães no estado da Carolina do Sul. Entre os mimos oferecidos pelo local, há TV's de plasma gigantes nas quais os pets assistem o canal que preferem.

"Posso comparar o que faço a alguém que esculpe madeira ou concreto. Picasso usou uma tela e pedaços de papel, eu uso um cachorro branco", disse Adriane, que também irá participar do concurso ao lado de seus cachorros Logan e Gucci.

O trabalho começa muito tempo antes da final do concurso, horas e até dias antes com a preparação adequada dos pets. No entanto, parte da competição consiste em fazer o trabalho em frente aos jurados e aos cerca de cinco mil visitantes.

"Nunca sei o que vai acontecer aqui. Eu conheço um poodle, mas aqui eles são algo mais, viram leões, camelos, búfalos", comentou Ren Netherland, fotógrafo oficial do evento, que terá os nomes vencedores divulgados no próximo dia 30 de dezembro. 

Leia Também