Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

PIB do 1º semestre cresce 8,9%

3 SET 10 - 15h:00
     

A economia brasileira teve, no primeiro semestre deste ano, um crescimento recorde desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1996. Nos seis primeiros meses do ano, o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 8,9% em relação ao primeiro semestre de 2009.

O IBGE diz que parte do crescimento pode ser explicada porque o primeiro semestre do ano passado (base de comparação) teve uma queda recorde de 1,9%. "O recorde foi muito impulsionado pelo crescimento dos investimentos e, pela ótica da produção, pela alta da indústria e da agropecuária", disse a gerente da Coordenação de Contas Nacionais do instituto, Rebeca Palis.

No semestre, a formação bruta de capital fixo (investimentos) cresceu 26,2%. A indústria e a agropecuária tiveram expansão de 14,2% e 8,6%, respectivamente.

Entre as atividades que tiveram destaque está a construção civil, que teve uma alta de 15,7%, impulsionada por um crescimento nominal do crédito com recursos direcionados, tanto por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a empresas de construção quanto de créditos habitacionais para pessoas físicas.

Outros destaques ficaram com a indústria de transformação (alta de 15,4%), indústria extrativa mineral (13,9%) e comércio (13,5%). As atividades de intermediação financeira e seguros, que chegaram a manter seu crescimento mesmo durante a crise, tiveram alta de 9,4% no semestre.

        O IBGE também divulgou um comparativo do PIB do segundo trimestre de 2010 do Brasil com os dos outros países do Bric (grupo integrado pela Rússia, Índia e China, além do Brasil). O crescimento brasileiro de 8,8% no segundo trimestre deste ano ante o mesmo período do ano passado foi igual ao da Índia, inferior ao da China (10,3%) e superior ao da Rússia (5,2%).

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Felpuda

Petição contra especial de Natal do Porta dos Fundos tem 335 mil assinaturas
POLÊMICA

Petição contra especial de Natal do Porta dos Fundos tem 335 mil assinaturas

ECONOMIA

Exportações de carne podem fechar 2019 com resultado recorde

Inca alerta sobre uso de dispositivos eletrônicos para fumantes
SAÚDE

Inca alerta sobre uso de dispositivos eletrônicos para fumantes

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião