Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Pesquisas avançam na cura de lesões neuronais

Pesquisas avançam na cura de lesões neuronais
07/11/2008 20:30 -


     

        Duas pesquisas publicadas hoje na revista científica americana Science trazem esperança para pessoas com paralisia e certos tipos de cegueira. Os trabalhos apresentam avanços significativos na cura de lesões neuronais. Em testes realizados in vitro e com camundongos, os cientistas obtiveram taxas inéditas de recuperação das células danificadas.

        

        O sistema nervoso adulto possui várias barreiras que impedem sua própria regeneração. A limitação é o preço pago pela segurança: quando as células nervosas já estão maduras e estáveis, o organismo dificulta mudanças que poderiam afetar o funcionamento da nossa ?central de controle?. Para quem sofreu lesões graves no cérebro ou na medula, tal precaução custa caro: impede a cura, por exemplo, de pessoas que ficaram paraplégicas em um acidente de carro.

        Com informações do Estadão

Felpuda


Dez vereadores da Capital mudaram de partido na tentativa de encarar a reeleição ou, dependendo do caso, disputar a vaga de vice-prefeito. Legendas foram “engordadas”, outras entraram em estado de inanição e outras ainda simplesmente sumiram do mapa. Que ninguém ouse perguntar a quem “trocou de camisa” qual a linha programática dos partidos em que agora estão filiados. Seria para eles, digamos, questão de pouca importância. Política tem dessas coisas...