Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Pesquisadores desenvolvem pintura auto-limpante para carros

Pesquisadores desenvolvem pintura auto-limpante para carros
13/08/2012 05:00 - techtudo


Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, criaram um tipo de composto que, quando aplicado à pintura dos automóveis, pode mantê-los sempre limpos e até mesmo recuperar a pintura de riscos e arranhões.

Segundo os cientistas, uma das aplicações do projeto é a criação de uma camada protetora com alta resistência à água. Essa característica reduz a aderência da sujeira, permitindo que a pintura tenha sempre um aspecto limpo. Para manter o carro limpo, bastaria ao motorista dirigi-lo sobre a chuva: como a pintura repele a água, ela escorreria com toda a sujeira.

Outras aplicações do projeto também são importantes para outros ramos. Com a aplicação da pintura especial, seria possível criar painéis solares que não sujem com facilidade – e sem sujeira, mantenham maior eficiência por mais tempo em transformar luz do sol em eletricidade.

A aplicação do material na superfície de uma aeronave, por exemplo, significaria uma considerável economia de combustível, uma vez que o avião teria menos resistência ao ar e, portanto, precisaria de menos esforço para voar.

Felpuda


Vêm aumentando que só os disparos de segmentos diversos contra cabecinha coroada que, até então, acreditava voar em céu de brigadeiro. O novo coronavírus chegou, ganhou espaço, continua avançando e atualmente tem sido o melhor cabo eleitoral dos adversários. A continuar assim, sem ações mais eficazes, o estrago político poderá ser grande. Observadores mais atentos têm dito que o momento não é de viver o conto da “Bela Adormecida”. Só!