Sábado, 17 de Fevereiro de 2018

VIGOR

Pesquisa mostra avanço da indústria no País e MS

2 OUT 2010Por 13h:00

DA REDAÇÃO

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o crescimento da produção industrial brasileira confirmam o bom momento do setor no Estado e no resto do País. “Com o resultado obtido em agosto, a indústria brasileira alcança o 10º mês seguido de expansão no comparativo com os respectivos meses de 2009. A elevação foi da ordem de 8,9% sobre agosto do ano anterior e, no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento é ainda maior, atingindo a marca de 9,9%. A aceleração é especialmente devida ao forte desempenho de 2010, de janeiro a agosto, com a indústria ampliando a sua produção em 14,9%”, analisou.

Ele destaca ainda que a força da indústria vem se consolidando no Estado, liderando o ranking nacional de crescimento industrial no Brasil. Levantamento do Radar Industrial da Fiems confirma esse avanço da atividade ao demonstrar que Mato Grosso do Sul conta atualmente com 9.252 indústrias instaladas, que empregam 113,1 mil trabalhadores e foram responsáveis pelo recorde de US$ 1,3 bilhão nas exportações de industrializados até agosto deste ano. “A diversificação da nossa matriz econômica produz mais empregos, renda e muda a vida das pessoas para melhor, nas cidades”, afirmou Longen.

A pesquisa indica que o núcleo do crescimento tem maior força na produção realizada pela indústria de base, que atende as demandas das empresas que produzem para o consumidor final. “A fabricação de máquinas e equipamentos, os chamados bens de capital, cresceram só em 2010 o equivalente a 28,3%. Isso demonstra que os demais segmentos industriais estão confiantes e querem produzir mais”, disse, destacou completando que o desempenho verificado ratifica a confiança dos industriais nas atuais condições e, principalmente, pelas expectativas existentes para os próximos meses.

Leia Também