Esportes

Esportes

Pesquisa: Corinthians tem o dobro da 2ª maior torcida do Paraná

Pesquisa: Corinthians tem o dobro da 2ª maior torcida do Paraná

terra

24/12/2012 - 07h00
Continue lendo...

Atual campeão da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes da Fifa, o Corinthians tem a maior torcida do estado do Paraná com o dobro do número de fãs do segundo colocado, o Atlético-PR. O levantamento é do Paraná Pesquisas e foi publicado ontem pelo jornal Gazeta do Povo. Foram ouvidas 113.962 pessoas em 70 municípios, entre janeiro e novembro de 2012. A margem de erro da pesquisa é de 0,5%.

Segundo os dados, o Corinthians tem 15,77% da preferência dos moradores do Paraná, com população de cerca de 10,5 milhões de pessoas. O Atlético-PR aparece no segundo lugar da preferência, com 7,72%. Na sequência vêm Palmeiras (7,34%), São Paulo (7,12%), Coritiba (6,97%), Flamengo (6,69%), Santos (5,28%) e Paraná (2,08%). Entre os entrevistados, 32,44% disseram não torcer para nenhum clube.

Em 2008, a mesma pesquisa foi realizada e já apontava o Corinthians como líder entre os torcedores do Estado, porém com apenas três pontos percentuais de vantagem para o Atlético. Nesse período, a torcida alvinegra no Paraná cresceu 26,7%, enquanto que a rubro-negra caiu 17%.

Na capital Curitiba, o domínio entre os fãs é dos times do Estado. Das 15.034 pessoas maiores de 16 anos ouvidas na capital, 22,55% afirmaram torcer para o Atlético-PR, enquanto que 21,54% apoiam o Coritiba – em 2008, a vantagem rubro-negra era maior, com 24,6% a 21,3%.

Atualmente, o Corinthians responde pela quarta maior torcida de Curitiba, com 6,37% da preferência. Há um empate técnico com o terceiro colocado, o Paraná, que ostenta 8%. Para a capital paranaense, a margem de erro é de um ponto porcentual.

Diretor do instituto de pesquisas, Murilo Hidalgo aponta que “o momento é corintiano” para retratar o resultado do levantamento. Presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade comenta os números da seguinte maneira: “fora se cultiva o sentimento de a criança, o jovem torcer pelo time da cidade. Aqui é bonito torcer pelo campeão”.

XV Copa Pantanal

Copa Pantanal Estadual tem duas decisões nesta sexta-feira; entrada gratuita

Cronograma também prevê seis confrontos eliminatórios do Estadual sub-16

15/10/2026 14h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com entrada franca, as finais sub-15 e sub-19 da XV Copa Pantanal Estadual de Vôlei serão disputadas nesta sexta-feira (16), no Ginásio de Esportes Pezão, em Campo Grande. 

Além dos confrontos decisivos, o croograma também prevê, no sábado (17), seis confrontos eliminatórios do Estadual sub-16.

Nesta categoria, são oito equipes de cinco municípios: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Nova Andradina.

Conforme a Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul (FVMS) as partidas que definirão as posições do 1º ao 6º lugar desta categoria serão realizadas no dia 28 de novembro de 2026, com locais e horários a serem definidos. 

Confrontos 

Finais da XV Copa Pantanal (Sexta-feira – 16/10)

  • Final Sub 15 Feminina  -  AE Campo Grande Vôlei x Escolinha Pezão - 14h 
  • Final Sub 19 Feminina - AE Campo Grande Vôlei x Escola SESI - 15h30
  • Final Sub 15 Masculina - Escolinha Leomar x Escolinha Pezão - 17h
  • Final Sub 19 Masculina  - Escolinha Pezão x AE Campo Grande Vôlei - 18h30

Estadual Sub-16 Feminino (Quartas de Final e Classificação)

Quartas de Final    

  • AE Campo Grande Vôlei x ACV Calvoso - 08h
  • Escola SESI x Esporte Ágil - 09h30   
  • Escolinha Pezão x Escolinha Leomar  - 14h
  • UNITRÊS x EVB – Nova Andradina - 15h30 

Decisão de 7º/8º Lugar    Jogo 1 - 19h

Decisão de 7º/8º Lugar    Jogo 2 - 20h30

Domingo (18) – Semifinais

  • 09h    Semifinal 1
  • 10h30    Semifinal 2

Saiba* 

O ginásio está localizado na Rua 13 de Julho, 185, Centro. 

Entra e sai

F-1 tem só 3 vagas em aberto para 2027 após anúncio de Rafa Câmara; veja como está o grid

A escuderia que ainda não definiu sua dupla de pilotos é a Racing Bulls

15/10/2026 13h45

Foto: Divulgação / Formula 3

Continue Lendo...

Nesta quinta-feira, 15, o grid da Fórmula 1 para 2027 ganhou uma cara nova, com a Haas anunciando a contratação de Rafa Câmara. Assim, com grande parte das equipes com seus pilotos definidos, restam apenas mais três vagas na principal categoria do automobilismo para a próxima temporada.

A escuderia que ainda não definiu sua dupla de pilotos é a Racing Bulls. Atualmente, Liam Lawson e Arvid Lindblad guiam os carros do time e fazem um bom 2026. Enquanto o primeiro soma 75 pontos no Mundial, o segundo tem 38, deixando a equipe na 5ª colocação no Mundial de Construtores. Assim, devido ao bom desempenho, eles devem ser mantidos no posto para o ano que vem

A outra vaga é justamente na Haas, que, após anunciar Rafa Câmara, ainda não definiu seu outro piloto para a próxima temporada. Porém, Oliver Bearman é o favorito para a outra vaga. O inglês já vem guiando o carro norte-americano e tem agradado pela segunda temporada seguida, devendo ter seu vínculo mantido

ATÉ O MOMENTO, O GRID DA FÓRMULA 1 PARA 2027 TEM A SEGUINTE SITUAÇÃO:

Haas: Rafa Câmara

McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri

Ferrari: Charles Leclerc e Lewis Hamilton

Mercedes: Kimi Antonelli e George Russell

Alpine: Pierre Gasly e Franco Colapinto

Williams: Alex Albon e Carlos Sainz

Audi: Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg

Cadillac: Valtteri Bottas e Sergio Pérez

Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll

Em 2027, Câmara vai substituir o francês Esteban Ocon. Atualmente o brasileiro disputa a F2, pela equipe Invicta Racing e lidera a competição com 207 pontos, restando duas etapas (quatro corridas) para a conclusão da temporada.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).