Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, terça, 20 de novembro de 2018

Pesquisa aponta que contar até 10 só piora a raiva

7 JUL 2012Por terra20h:00

É quase chavão pedir à uma pessoa em estado emocional alterado contar até 10 para tentar se acalmar. Pois uma pesquisa indica que a prática não só é ineficiente como pode até piorar o quadro de raiva. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Essa conclusão vem de um estudo conduzido pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, que descobriu que a contagem faz  com que a pessoa se concentre no assunto, daí a reação negativa. "A pior coisa a fazer em uma situação de raiva é o que as pessoas normalmente fazem: tentam focar em seus sentimentos para entendê-los. Eles normalmente se intensificam, pois são mantidos ativos na mente, o que pode levar a agir de maneira agressiva", disse o professor de comunicação e psicologia da entidade, Brad Bushman.

Testes realizados em estudantes em situações de estresse apontam que o ideal é mudar o foco e imaginar-se em outro lugar ou deixar os pensamentos soltos. Os pesquisadores chamam de estratégia de autodistanciamento e afirmam ser mais eficiente do que tentar buscar algo para se acalmar. Segundo os dados, a crença de que mergulhar a fundo no problema teria efeito de catarse e traria a solução mostrou-se inválida.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também