Campo Grande - MS, quinta, 16 de agosto de 2018

ELEIÇÕES NO PERU

Pesquisa aponta empate entre Humala e Keiko Fujimori

7 MAI 2011Por Reuters15h:00

O nacionalista Ollanta Humala e a conservadora Keiko Fujimori estão virtualmente empatados, segundo pesquisa de intenções de voto para o segundo turno da eleição presidencial no Peru, em 5 de junho.

Há um grande número de indecisos, cujos votos serão decisivos, mostrou a pesquisa no sábado.

Humala, que moderou seu discurso esquerdista mas ainda inquieta os investidores, tem 40,7 por cento das preferências, enquanto Keiko Fujimori, considerada partidária do livre mercado, soma 40,5 por cento, de acordo com a sondagem realizada pela Universidad Católica do Peru.

Os entrevistados que expressaram sua intenção de votar branco, nulo ou os que ainda não optaram por um candidato somaram 18,7 por cento, porção que os candidatos terão que conquistar para inclinar a balança eleitoral.

A sondagem de sábado foi realizada entre 30 de abril e 3 de maio com 1.570 pessoas de 19 regiões do país. A consulta tem margem de erro de 2,47 pontos percentuais.

Outra pesquisa, da empresa Ipsos Apoyo, divulgada há três dias também mostrou os dois candidatos tecnicamente empatados. Humala tinha 39 por cento das intenções de votos, contra 38 de Keiko, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, atualmente preso por corrupção e violação de direitos humanos

Na sexta-feira, Humala, que vinha liderando as primeiras pesquisas, disse que não descartará o seu questionado plano de governo, mas que incluirá propostas de outras forças políticas para ter uma plataforma ampla e consensual.

O plano de governo original de Humala continha propostas de nacionalização da economia, o que na opinião dos investidores pode frear o forte crescimento registrado pela economia peruana nos últimos anos.

Leia Também