Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

Economia

Pesquisa: 85% das empresas dizem que aumentarão salários

27 ABR 2011Por PORTAL TERRA12h:31

Uma pesquisa divulgada pela consultoria Grant Thornton mostrou que 85% dos empresários brasileiros pretendem aumentar o salário de seus funcionários em 2011. O índice é 15 pontos percentuais maior que no ano passado, quando foi de 70%, e acima da média mundial de 65%.

Segundo o responsável pelo levantamento na América Latina, Javier Martínez, o resultado chama atenção já que ocorre em meio a medidas do governo para controlar o consumo e a inflação. "O excelente desempenho econômico do Brasil nos últimos anos tem produzido um nível de emprego quase pleno, portanto as empresas que querem reter talentos têm que aumentar salários acima da inflação", afirmou em nota.

No entanto, a pesquisa apontou que, dos 85% que pretendem aumentar o salário de seus colaboradores, apenas 19% estão dispostos a aumentar a remuneração acima do nível da inflação. Para 2011, segundo o último relatório do Focus, divulgado pelo Banco Central, a previsão para a inflação é de 6,26%.

O Chile lidera o ranking da consultoria, com 97% dos empresários dispostos a aumentar os salários de seus colaboradores, enquanto África do Sul segue logo atrás, com 92%, e a Argentina fica com 88%. Por outro lado, Grécia (16%) e Irlanda (13%) são os países que devem contar menos com uma maior remuneração este ano.
 

Leia Também