Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

PANTANAL

Pesca esportiva está liberada a partir de hoje nos rios

1 MAR 11 - 00h:01SÍLVIO ANDRADE/ROSANA SIQUEIRA

Com expectativa de elevar em 25% o fluxo de turistas em Corumbá, a pesca esportiva está liberada a partir de hoje rios do Pantanal. Corumbá que tem a maior estrutura fluvial do Estado, retoma a discussão da nova e polêmica legislação, suspensa pela Justiça, e a necessidade de reordenamento do setor para a sobrevida do estoque pesqueiro e da própria atividade.
A venda praticamente esgotada dos pacotes para a temporada de oito meses foi amplamenta comemorada pelos empresários corumbaenses. Neste período a estimativa é de receber 2,5 mil pescadores nos cruzeiros pelo Rio Paraguai e nos pesqueiros. Contudo, o setor cobra medidas mais restritivas, como a cota zero, a suspensão da pesca ao dourado por três anos e a proibição da saída do pescado do município.
O aumento da procura pela modalidade pesque-solte em fevereiro – restrita ao Rio Paraguai -, segundo a Acert (Associação das Empresas de Turismo de Corumbá), reforça a posição do segmento em defender um plano de desenvolvimento sustentável que inclui, também, investimentos públicos e a atração de novos empreendedores para promover o turismo de natureza.
“Temos mais peixes nos rios, o pesque-solte foi um sucesso, só falta alterar a legislação”, afirma a empresária Raquel Amaral, que operou com seus dois barcos-hotéis em fevereiro comemorando novos clientes, vindos do Nordeste. “A Argentina e o Paraguai já adotaram a cota zero, estamos ficando para trás”, questiona.
O presidente da Comissão de Defesa do Pantanal (CDP), Orozimbo Decenzo, pioneiro da pesca esportiva, questiona o prefeito da cidade, Ruiter Cunha de Oliveira, pela demora em criar a lei que impedirá a comercialização do pescado fora do município, anunciada no ano passado para reduzir a pressão exercida pela pesca clandestina. “Se não proibir, acaba. Queremos a lei, chega de balela”, diz ele.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRASIL

"Não tem lado A ou lado B", diz Bolsonaro sobre situação do PSL

Hugo Bonemer vive personagem mais despojado em "A Vida Secreta dos Casais", da HBO
COLUNA INSIDE

Hugo Bonemer vive personagem mais despojado em "A Vida Secreta dos Casais", da HBO

BRASIL

Buscas em endereços de Bivar foram pedidas há 48 dias pela PF e MPE

BRASIL

Centrão quer lei contra deputado infiel

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião