Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

Manual de Peritos

Perito criminal lança livro sobre prática pericial em MS

28 MAI 2011Por Gabriel Maymone13h:39

O perito criminal Amilcar da Serra e Silva Netto, que atua na área há 23 anos lança o livro "Manual de atendimentos a locais de morte violenta" no próximo mês.

Amilcar explica que o manual é uma edição aperfeiçoada de uma apostila adotada por ele em aulas de perícia criminal na Academia de Polícia Civil (Acadepol). “Achei que era hora de apresentar este material que coletei durante estes 23 anos de trabalho. Muito do que está no livro, as fotos e diagramas, fizeram parte da apostila que produzi para as aulas na Acadepol”, esclarece o perito.

De acordo com o autor, o livro é uma novidade porque não há publicações do tipo sobre casos da perícia em Mato Grosso do Sul, “e outro diferencial é que ele junta a medicina legal com a criminalística”, avalia Amilcar. “Como bacharel de direito, sei que os cursos hoje mostram muito sobre medicina legal mas falta um pouco na área de criminalística”, observa. Ele conta que todo o conteúdo é baseado em experiências reais de casos ocorridos no Estado e alguns com grande repercussão na mídia local.

O livro é voltado para profissionais da perícia, advogados, promotores, delegados e outros que atuam na área criminal. “Nele contém a interpretação de vários tipos de crimes através da ótica da perícia criminal”, resume.

A publicação é constituída de duas partes: a primeira, através de exemplificações fictícias, situa o leitor no ambiente pericial mostrando seu potencial como ferramenta na solução de crimes, ao mesmo tempo em que apresenta uma metodologia a ser adotada quando do desempenho dessa atividade.

A segunda parte, de forma modular, apresenta os diversos tipos de abordagens a serem realizadas quando de um levantamento de local de morte violenta, fornecendo as células que devem compor a arquitetura final do trabalho pericial.

Com cerca de 170 páginas, o livro Manual de atendimento a locais de morte violenta terá a primeira edição lançada com mil exemplares. A expectativa é de que o lançamento ocorra já no próximo mês.

Com informações do Notícias MS

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também