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FRAGÂNCIAS

Perfumes florais e nacionais são os preferidos das brasileiras

Perfumes florais e nacionais são os preferidos das brasileiras
27/03/2011 23:00 - IG


Não é fácil escolher um perfume com tanta variedade nas prateleiras. O Brasil já é o segundo maior mercado consumidor de perfumaria no mundo e as opções aumentam a cada dia. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (ABHIPEC), a família olfativa dos florais lidera o ranking na preferência nacional e representa 67% do consumo feminino – os cítricos ficam em segundo lugar com 17%. A atriz Nívea Stelmann comprova a tendência e aponta o floral aromático Noa, da Cacharel, como o seu queridinho – veja abaixo outras preferências das famosas.

Ainda de acordo com o levantamento da ABHIPEC, os perfumes europeus e americanos não são maioria entre as brasileiras, que consomem predominantemente (94%) as marcas nacionais, como Avon, O Boticário e Natura. A colônia também entra na mesma classificação das fragrâncias e os hábitos de consumo estão ligados ao estilo de vida. Na região Norte e Nordeste, por exemplo, onde o produto é reaplicado diversas vezes ao dia, notas de lavanda fazem sucesso. Essa é, aliás, a região do Brasil que mais consome perfume. Já no Centro-Oeste e nas regiões Sul e Sudeste o musk se destaca.

Brasileiras não são fiéis a uma fragrância


A falta de fidelidade é um fator que chama atenção. A brasileira abriu mão do “cheiro característico” para se adaptar às necessidades do dia a dia. “Agora elas usam de três a quatro perfumes diferentes, dependendo da ocasião. Um para trabalhar, outro para sair, e assim vai”, explica Tatiana Ponce, gerente executiva de mercado e consumidor da marca O Boticário. Segundo a perfumista Carmita Magalhães, da Firmenich do Brasil, mesmo que tenha um perfume preferido, a mulher tende a consumir novas fragrâncias por conta de curiosidade e necessidade de testar ou adquirir produtos.

Por vaidade ou para se sentir desejada, são diversos os motivos que levam a mulher a estar sempre perfumada. “Ela quer que o cheiro dure e que seja o toque final dos cuidados de beleza”, diz Tatiana. “Mulher adora quando as pessoas elogiam e perguntam sobre o perfume que ela está usando”, conclui.

Felpuda


As definições no que se relaciona aos nomes para a disputa eleitoral vêm ocorrendo aqui e acolá. Pré-candidato que sonha comandar cidade o interior poderá deixar de ver o seu sonho realizado. É que o dito-cujo terá de enfrentar as lembranças de rumoroso caso que se tornou escândalo depois da denúncia de uma servidora. Há quem garanta que é só a campanha começar para a história ser contada capítulo por capítulo. Afe!