Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Fragâncias

Perfumes florais e nacionais são os preferidos das brasileiras

27 MAR 11 - 23h:00IG

Não é fácil escolher um perfume com tanta variedade nas prateleiras. O Brasil já é o segundo maior mercado consumidor de perfumaria no mundo e as opções aumentam a cada dia. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (ABHIPEC), a família olfativa dos florais lidera o ranking na preferência nacional e representa 67% do consumo feminino – os cítricos ficam em segundo lugar com 17%. A atriz Nívea Stelmann comprova a tendência e aponta o floral aromático Noa, da Cacharel, como o seu queridinho – veja abaixo outras preferências das famosas.

Ainda de acordo com o levantamento da ABHIPEC, os perfumes europeus e americanos não são maioria entre as brasileiras, que consomem predominantemente (94%) as marcas nacionais, como Avon, O Boticário e Natura. A colônia também entra na mesma classificação das fragrâncias e os hábitos de consumo estão ligados ao estilo de vida. Na região Norte e Nordeste, por exemplo, onde o produto é reaplicado diversas vezes ao dia, notas de lavanda fazem sucesso. Essa é, aliás, a região do Brasil que mais consome perfume. Já no Centro-Oeste e nas regiões Sul e Sudeste o musk se destaca.

Brasileiras não são fiéis a uma fragrância


A falta de fidelidade é um fator que chama atenção. A brasileira abriu mão do “cheiro característico” para se adaptar às necessidades do dia a dia. “Agora elas usam de três a quatro perfumes diferentes, dependendo da ocasião. Um para trabalhar, outro para sair, e assim vai”, explica Tatiana Ponce, gerente executiva de mercado e consumidor da marca O Boticário. Segundo a perfumista Carmita Magalhães, da Firmenich do Brasil, mesmo que tenha um perfume preferido, a mulher tende a consumir novas fragrâncias por conta de curiosidade e necessidade de testar ou adquirir produtos.

Por vaidade ou para se sentir desejada, são diversos os motivos que levam a mulher a estar sempre perfumada. “Ela quer que o cheiro dure e que seja o toque final dos cuidados de beleza”, diz Tatiana. “Mulher adora quando as pessoas elogiam e perguntam sobre o perfume que ela está usando”, conclui.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

São Paulo mantém boa fase e vence Athletico-PR na Arena da Baixada
BRASILEIRÃO

São Paulo mantém boa fase e vence Athletico-PR

Nova decisão proíbe início de obra no Parque dos Poderes
ESTACIONAMENTO

Nova decisão proíbe início de obra no Parque dos Poderes

Senado aprova MP da Liberdade Econômica sem previsão de trabalho aos domingos
BRASIL

Senado aprova MP sem previsão de trabalho aos domingos

Jornalista do Intercept se diz espantado com debate sobre sigilo de fonte
VAZA JATO

Jornalista do Intercept se diz espantado com debate sobre sigilo de fonte

Mais Lidas