Campo Grande - MS, quarta, 15 de agosto de 2018

Mundo

Pequeno robô no olho pode ser usado para aplicar medicação

13 MAR 2011Por Revista Galileu02h:31

A equipe do Instituto de Robótica e Sistemas Inteligentes de Zurique, na Suíça, trabalha no desenvolvimento de um robô minúsculo que poderá ser colocado no olho de pacientes para que faça a distribuição de medicamentos no horário e na quantidade correta.

O robô poderá ser usado em casos de degeneração macular relacionada à idade, uma das causas da cegueira em idosos. O aparelho é injetado no olho por meio de uma agulha e é posicionado com a ajuda de impulsos eletromagnéticos. Ele funciona como um pequeno reservatório de remédio que pode ser colocado em lugares estratégicos da retina.

Atualmente o tratamento mais usado contra a degeneração macular é uma injeção de remédio dentro do olho. Mas a droga se espalha rapidamente pela retina e requer várias aplicações. O robô pode ser usado para tratamentos direcionados às áreas afetadas e pode permanecer por meses nos olhos. Além disso, ele poderia ser usado para o posicionamento de uma droga biodegradável no olho e depois ser removido com uma agulha magnética.

Leia Também