Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sexta, 16 de novembro de 2018

LAVAGEM DE DINHEIRO

Pedro Taques quer informações do Senado americano sobre HSBC

18 JUL 2012Por AGÊNCIA SENADO18h:30

O senador Pedro Taques (PDT-MT) protocolou na CPI do Cachoeira requerimento de pedido de informações ao Senado dos Estados Unidos. O objetivo é obter detalhes de uma investigação sobre esquemas de lavagem de dinheiro que usavam contas no banco HSBC. A ocultação da origem de dinheiro ilegal é uma das acusações que pesam contra a organização criminosa investigada pela CPI.

O Requerimento 717/12 foi motivado pela apuração por parte do Senado americano do suposto uso do HSBC por narcotraficantes do México para lavar dinheiro. A investigação aponta que a falta de mecanismos de controle do banco e a falta de ação dos reguladores permitiram aos cartéis da droga lavar milhões de dólares em operações nos Estados Unidos.

No requerimento, o senador argumenta que, no Brasil, o banco é detentor da conta com maiores recebimentos de recursos federais por parte da Delta Construções, suspeita de envolvimento no esquema de Carlinhos Cachoeira. Além disso, estariam no HSBC as contas com maior movimentação de pagamentos da Delta para outras empresas já apontadas como de fachada da organização.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também