LAVAGEM DE DINHEIRO

Pedro Taques quer informações do Senado americano sobre HSBC

Pedro Taques quer informações do Senado americano sobre HSBC
18/07/2012 18:30 - AGÊNCIA SENADO


O senador Pedro Taques (PDT-MT) protocolou na CPI do Cachoeira requerimento de pedido de informações ao Senado dos Estados Unidos. O objetivo é obter detalhes de uma investigação sobre esquemas de lavagem de dinheiro que usavam contas no banco HSBC. A ocultação da origem de dinheiro ilegal é uma das acusações que pesam contra a organização criminosa investigada pela CPI.

O Requerimento 717/12 foi motivado pela apuração por parte do Senado americano do suposto uso do HSBC por narcotraficantes do México para lavar dinheiro. A investigação aponta que a falta de mecanismos de controle do banco e a falta de ação dos reguladores permitiram aos cartéis da droga lavar milhões de dólares em operações nos Estados Unidos.

No requerimento, o senador argumenta que, no Brasil, o banco é detentor da conta com maiores recebimentos de recursos federais por parte da Delta Construções, suspeita de envolvimento no esquema de Carlinhos Cachoeira. Além disso, estariam no HSBC as contas com maior movimentação de pagamentos da Delta para outras empresas já apontadas como de fachada da organização.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".