Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PEC que diminui pela metade número de deputados federais não empolga

PEC que diminui pela metade número de deputados federais não empolga
14/07/2008 20:40 -


     

Lidiane Kober e Lívia Ferreira

 

Apresentada no último dia 8 pelo deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 279/2008) que reduz para a metade o número de parlamentares federais na Câmara divide as opiniões entre os representantes da bancada federal de Mato Grosso do Sul e não empolgou. Pela PEC, que já recebeu 172 assinaturas de apoio dos deputados, o número de parlamentares na Casa cairia de 513 para 250. Mato Grosso do Sul, que hoje tem oito parlamentares na Câmara, ficaria com quatro.

Apesar de considerar interessante o debate, o deputado Vander Loubet (PT) está descrente em relação à tramitação da proposta. "Dificilmente a PEC terá sustentação política, por conta das divergências nos interesses regionais. Imagino que o projeto será todo retalhado depois de receber uma enxurrada de emendas", comentou. Também observam dificuldades de a matéria vingar os deputados Nelson Trad (PMDB), Geraldo Resende (PMDB) e Antônio Carlos Biffi (PT).

No entanto, caso o projeto vingue e ganhe a adesão da maioria dos deputados, Vander Loubet e Dagoberto Nogueira (PDT) querem emplacar pelo menos uma alteração: aumentar o número mínimo de representantes de cada Estado de quatro para oito.

Felpuda


Pré-candidato pode estar sendo “fritado” sem ao menos perceber. Redes sociais que têm estreitas ligações com ex-cabecinhas coroadas e que prometeram apoio estão enaltecendo que só certo pré-candidato de outro partido. Quem conhece as ditas figurinhas de, digamos, outros carnavais, acredita que está em curso operação sorrateira para mudar internamente os rumos da futura campanha. Trocando em miúdo: ceder a cabeça de chapa.