quinta, 19 de julho de 2018

FUTEBOL

Paulista de 2011 terá mais dois auxiliares ao lado do gol

26 OUT 2010Por TERRA20h:15

Na tentativa de minimizar ao máximo os erros no Campeonato Paulista de 2011, a arbitragem será reforçada no Estadual. No Conselho Técnico da competição - que contou com a presença de representantes dos 20 clubes -, realizado na sede da Federação Paulista de Futebol, nesta terça-feira, foi confirmado que mais dois árbitros auxiliares serão utilizados ao lado do gol.

A principal função da dupla será a de auxiliar o árbitro principal em lances ocorridos dentro da área, como a marcação de pênaltis. Além disso, eles também poderão garantir com mais precisão se a bola ultrapassou ou não a linha de gol. Para isso, ficarão posicionados em cima da linha de fundo, no lado oposto ao do bandeira (lado direito do goleiro).

"A Fifa está fazendo experiências e chegamos à conclusão de que com mais olhos erra-se menos. Por isso decidimos colocar árbitros atrás dos gols", disse Marco Polo Del Nero, presidente da Federação.

Na Liga Europa - segunda maior competição europeia -, a medida já vinha sendo testada pela Fifa, seguindo à orientação da International Board (órgão independente da Fifa que determina as regras do futebol).

No Campeonato Carioca, a dupla de árbitros auxiliares também já foi testada, mas posicionada atrás do gol.

Assim como na competição de 2010, o trio de arbitragem será fixo durante a disputa do Paulista. Porém, as duplas de novos auxiliares sofrerão rodízio.

Leia Também