Domingo, 18 de Fevereiro de 2018

ÍCONE

Paul Newman é celebrado em DVDs e biografia

27 NOV 2010Por Antonio Gonçalves Filho (AE)00h:30

Morto há dois anos, o ator norte-americano Paul Newman (1925- 2008) é lembrado pelo selo Paragon, da Continental, que está lançando uma caixa com três DVDs de seus melhores filmes, "O mercador de almas" (The Long Hot Summer, 1958), "Doce pássaro da juventude" (Sweet Bird of Youth, 1962) e "Quatro confissões" (The Outrage, 1964). Simultaneamente, a editora Agir coloca no mercado "Paul Newman: uma vida", biografia escrita pelo americano Shawn Levy. Curiosamente, o crítico revela que o ator tinha horror à idolatria dos fãs e aversão à agitação midiática em torno de seu ofício de ator.

O pacote com os DVDs reúne grandes interpretações de Newman, entre elas a que lhe garantiu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes de 1958, a do amoral Ben Quick de "O mercador de almas", solidificando sua posição na Hollywood dos anos 1950 como o jovem talento feito para personificar tipos sensuais e fora do sistema. Tanto é verdade que ele prosseguiu na trilha dos rebeldes e desajustados. Quatro anos depois, faria um gigolô na adaptação cinematográfica da peça de Tennessee Williams, "Doce pássaro da juventude", e um bandoleiro julgado por assassinato em "Quatro confissões".

Dois dos filmes da caixa foram dirigidos por Martin Ritt (1914- 1990), cineasta que foi professor de Newman no Actor’s Studio e um crítico severo da sociedade norte-americana, mais conhecido por ter realizado "Norma Rae", filme sobre uma líder operária. Assim, parece natural que ele tenha escolhido a literatura de William Faulkner como base de "O mercador de almas", drama sobre um fugitivo que acaba se envolvendo com a filha (Joanne Woodward) de um desonesto proprietário de terras (Orson Welles) no Mississippi.

O patriarcalismo e os negócios escusos são o foco da versão de Ritt, que carrega nas tintas sociais em Quatro Confissões, sobre um homem que pode ter sido injustamente condenado por assassinato – caso discutido numa estação de trem por um trapaceiro, um minerador e um padre.

O ator era bastante rigoroso na escolha de seus personagens. Como o gigolô Chance, de "Doce pássaro da juventude", Newman mostrou talento e mais partes do corpo do que gostaria a censura americana. O diretor Richard Brooks teve de suavizar sua relação com uma atriz insegura (Geraldine Page) após o fracasso de um filme, alterando o conteúdo da peça original de Williams.

BOX NEWMAN DVD Paragon/Continental. Box com três discos. Preço médio: R$ 159.

Leia Também