sexta, 20 de julho de 2018

PARQUE

Passeios no Prosa estão reabertos este mês

10 DEZ 2010Por DA REDAÇÃO00h:01

Os passeios no Parque Estadual do Prosa com visitação ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) voltaram a funcionar diariamente no início deste mês. Parado há cerca de um mês, as trilhas foram suspensas por precaução devido ao desaparecimento da onça do Centro de Reabilitação em novembro deste ano.

As trilhas na unidade de conservação estadual são uma ótima opção de lazer e educação ambiental para os amantes da natureza, principalmente nesse período de férias. Segundo informações da coordenação de passeios no Parque, para o mês de dezembro ainda há vagas disponíveis nos finais de semana, principalmente aos domingos.

“Este mês ainda temos vagas, porém quem quiser fazer o passeio no Parque, por exemplo para o mês de janeiro, é necessário fazer agendamento no 1° dia útil do mês”, explica o gerente de unidade de conservação do Parque do Prosa, Leonardo Tostes.

Com uma área de 135 hectares no perímetro urbano de Campo Grande, o parque é cortado por trilhas de interpretação ambiental, nas quais o visitante pode contemplar a fauna e flora do bioma cerrado, além da junção dos córregos Desbarrancado e Joaquim Português, que formam o córrego Prosa.

Para realizar as trilhas, o total permitido são duas turmas de 15 pessoas no período da manhã, e três turmas à tarde. Nas terças, quintas e final de semana, ficam incluídas visitas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres. A recomendação da coordenação do passeio é usar calça comprida, sapato fechado e passar repelente.

Os horários de saída para a visitação são às 8 horas, 8h30 e 13h30 e às 14 horas, na avenida Mato Grosso, na recepção do rio Prosa. Para o agendamento, ligar com antecedência no telefone (67) 3326-1370.

Trilha Noturna

Solicitada pela população que costuma freqüentar os passeios do Parque, a trilha noturna iniciada em janeiro de 2008, voltará a funcionar no 1° trimestre do ano que vem. Segundo o gerente de unidade de conservação do Parque, para que o passeio volte a funcionar, é necessário a aprovação do plano de manejo que já está concluído, esperando por aprovação. “O documento já foi analisado, porém a previsão de publicação será só no início do ano que vem”, informa o gerente de conservação do Parque.

O atrativo noturno acontece nas noites de lua cheia de cada mês e comporta até 25 visitantes por vez. No passeio, os visitantes podem conhecer e acompanhar os hábitos noturnos dos animais, principalmente dos pássaros. Para a segurança da população, os passeios contam com o apoio da Polícia Militar Ambiental, que garante toda a segurança.

A partir do ano que vem todos os passeios do Parque do Prosa, incluindo o noturno, terá a entrada no novo Portal de acesso construído no Parque das Nações Indígenas.

Leia Também