Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Parto prematuro pode ser causado por bactéria, diz estudo

16 JAN 14 - 02h:00revistacrescer

O estouro antecipado do saco amniótico – a bolsa que envolve o bebê no útero – é uma das principais causas de parto prematuro, e pode estar relacionado à presença de bactérias. É o que aponta uma pesquisa feita pela Duke University School of Medicine, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. O estudo sugere que as bactérias levam ao afinamento das membranas que compõem a bolsa, causando o rompimento prematuro.

Os pesquisadores examinaram amostras de bolsas de 48 mulheres que haviam acabado de dar à luz, incluindo as que tiveram parto prematuro por rompimento da bolsa, as que tiveram parto prematuro por outros motivos e mulheres que tiveram o parto no tempo normal (mais de 37 semanas).

Em todas as amostras foram encontradas bactérias, com concentrações mais altas no ponto onde a bolsa se rompeu. Porém, a presença dos micro-organismos era maior entre mulheres que tiveram parto prematuro por rompimento antecipado da bolsa. Essas mulheres também apresentaram membranas mais finas, e ao contrário do que acontecia com as demais, o afinamento era generalizado, e não apenas no ponto de ruptura.

Resta descobrir se as bactérias realmente foram a causa – e não a consequência – do rompimento. Os pesquisadores agora trabalham para identificar os tipos de bactéria observados.

De acordo com o ginecologista Amy Murtha, autor do estudo e professor de ginecologia e obstetrícia da Duke University, no futuro vai ser possível desenvolver exames para detectar a presença da bactéria em estágios anteriores da gravidez.

Outra possibilidade a ser estudada é o tratamento com antibióticos em mulheres que têm a bactéria com o objetivo de reduzir o risco de parto prematuro. Murtha admite, porém, que o trabalho feito ainda está longe de chegar a esse ponto.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Gatos são disponibilizados para adoção em Campo Grande
PETS

Gatos são disponibilizados para adoção em Campo Grande

BRASIL

Recurso para estudante com isenção recusada no Enem é até hoje

Para a solicitação de recurso, participante deve enviar documentação específica
Buracos em asfalto e mato alto tiram<br> o sono dos moradores
PATRULHA DA CIDADE

Buracos em asfalto e mato alto tiram o sono dos moradores

Prêmio da Mega-Sena está entre os 30 maiores da história
BRASIL

Prêmio da Mega-Sena está entre os 30 maiores

Mais Lidas