Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Parteiras fazem encontro para discutir inclusão do parto domiciliar no SUS

9 AGO 10 - 04h:00
     Parteiras tradicionais, profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes de organizações não governamentais e gestores públicos de vários estados discutem nesta semana em Brasília a política de inclusão no SUS do parto domiciliar assistido por parteiras. O encontro começa amanhã (9) e vai até sexta-feira (13).
        
        Segundo Paula Viana, coordenadora do Grupo Curumim, que desenvolve o programa Parteiras Tradicionais, o encontro busca o reconhecimento das parteiras como trabalhadoras da saúde.
        
        ?Existe discriminação e preconceito com as parteiras. Elas não são reconhecidas como profissionais da saúde. Por isso, ainda hoje, não se consegue implantar uma política de inclusão do parto domiciliar no SUS?, afirmou.
        
        De acordo com a coordenadora, o número de partos feitos anualmente por parteiras pode ser maior do que os 40 mil apontados pelo Ministério da Saúde. ?Como não existem dados concretos sobre a quantidade de parteiras no país, também não há números concretos em relação ao número de partos?.  
        
        Paula Viana disse que é fundamental a integração entre a profissional parteira e os serviços de saúde para que haja redução da mortalidade materna e neonatal. "Por essa razão, entre os objetivos do encontro nacional está a elaboração de um plano de ação para orientar gestores públicos sobre o passo a passo da implantação dessa política nos municípios mais afastados", acrescentou.
        
        O Encontro Nacional Parteiras Tradicionais: Inclusão e Melhoria da Qualidade da Assistência ao Parto Domiciliar no SUS é promovido pelo Grupo Curumim (PE) em parceria com o Ministério da Saúde e o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

SAÚDE

Universidade cria técnica que identifica uso de agrotóxicos em frutas

Técnica poderá ser usada para checar produtos enviados ao exterior
CULTURA

Bacurau, filme brasileiro, ganha prêmio no Festival de Cannes

Com ajuda do VAR, Palmeiras derrota Botafogo e segue na liderança
BRASILEIRÃO

Palmeiras derrota Botafogo e segue na liderança

Messi marca, mas Barcelona perde final para o Valencia por 2 a 1
COPA DO REI

Messi marca, mas Barcelona perde final para o Valencia por 2 a 1

Mais Lidas