Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Parlamento Europeu convida Snowden para depor sobre espionagem norte-americana

9 JAN 14 - 20h:00Agência Brasil

A Comissão de Liberdades Civis do Parlamento Europeu decidiu hoje (9) convidar formalmente o ex-consultor contratado para prestar serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, para depor sobre os casos de espionagem do governo norte-americano. A decisão de convidá-lo para falar ao parlamento foi aprovada por ampla maioria na sede da comissão em Bruxelas, na Bélgica. O convite ainda precisa passar por uma segunda votação, o que deverá ocorrer em fevereiro deste ano.

Vários membros da comissão parlamentar condicionaram seu voto favorável à participação ao vivo e interativa de Snowden, para que pudessem fazer perguntas. O depoimento deve ocorrer por videoconferência, já que o ex-consultor está asilado na Rússia. Edward Snowden ainda não respondeu ao convite.

Na terça-feira (7), um representante do Congresso norte-americano alertou para as consequências negativas de um depoimento de Snowden. “Seria muito negativo para as relações entre os Estados Unidos e a União Europeia”, considerou o republicano Mike Rogers, presidente da Comissão de Serviços de Informações da Câmara dos Representantes.

Na quarta-feira (8), a vice-presidente da Comissão Europeia e comissária de Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania, Viviane Reding, agradeceu publicamente a Edward Snowden por suas revelações sobre as atividades de espionagem norte-americana na Europa.

Em meados de 2013, a imprensa internacional começou a noticiar casos de espionagem por parte dos Estados Unidos a cidadãos estrangeiros e a chefes de Estado de alguns países como a presidenta brasileira Dilma Roussef, a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente francês François Hollande, e o premiê espanhol Mariano Rajoy.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Dinheiro público poderá pagar advogado de acusado de corrupção
COBRE SEU SENADOR

Dinheiro público poderá pagar advogado de acusado de corrupção

Conheca os novos modelos HB20: Veja o vídeo.
CORREIO VEÍCULOS

Conheca os novos modelos HB20: Veja o vídeo.

Shopping vai pagar só metade do IPTU; centro de convenções ganha isenção
BOSQUE DOS IPÊS

Shopping vai pagar metade do IPTU nos próximos cinco anos

Prefeito avalia que demorou para organizar cidade
CAPITAL

Prefeito avalia que demorou para organizar cidade

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião