Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE

Parar de fumar diminui estresse e depressão, segundo estudo

Parar de fumar diminui estresse e depressão, segundo estudo
16/02/2014 00:00 - Terra


Os fumantes que acreditam que o hábito alivia o estresse e a depressão estão enganados, de acordo com uma nova pesquisa. Especialistas das universidades de Birmingham, de Oxford e do Kings College London descobriram que parar de fumar pode ser tão eficaz no combate à depressão e à ansiedade quanto tomar antidepressivos. As informações são do Daily Mail.

Após analisarem 26 estudos, os especialistas disseram que as pessoas que param de fumar experimentam uma queda significativa na ansiedade, depressão e estresse. "Tanto a qualidade de vida quanto o psicológico melhoraram em desistentes do vício. Notamos a melhora do humor em comparação com quem continuou a fumar”, afirmaram os estudiosos.

Os participantes dos estudos tinham 44 anos, em média, fumavam cerca de 20 cigarros por dia e foram analisados por uma média de seis meses. Os pesquisadores disseram que os profissionais de saúde relutantes em oferecer aconselhamento para parar de fumar às pessoas com problemas de saúde psicológica devem ser encorajados pelos resultados.

Felpuda


Malfeitos que teriam sido praticados em tempos não tão remotos podem ser a pedra no caminho de pré-candidatura que está sendo costurada. As conversas ainda estão nas “ondas da rádio-peão”, mas, com a proximidade da campanha eleitoral, há quem diga que isso se tornará uma tremenda dor de cabeça para quem vai enfrentar as urnas. Pior:  o dito não seria culpado direto, mas sim a sua...  Bem, deixa rolar para ver onde vai parar.