Campo Grande - MS, quinta, 16 de agosto de 2018

PETRÓLEO

Paraguai quer fazer duto de US$ 1 bi com o Brasil

1 ABR 2011Por ESTADÃO00h:00

O Paraguai planeja levar adiante um projeto para construir um duto no valor de US$ 1 bilhão, que ligaria as cidades paraguaias de Villa Elisa e Ciudad del Este às brasileiras Foz do Iguaçu e Paranaguá. O objetivo é importar produtos de petróleo do Brasil e exportar óleo de soja e etanol paraguaios. O plano foi anunciado nesta quinta-feira pelo ministério de indústria e comércio do Paraguai.

A companhia Poliductos Integrados será encarregada do projeto no lado paraguaio. A conclusão da obra está prevista para o fim de 2012 ou início de 2013.

A economia do Paraguai depende principalmente das exportações de gado e soja, que cresceram nos últimos anos. No entanto, o transporte é dificultado por problemas de infraestrutura, que aumentam custos e limitam a produção.

"É praticamente impossível tirar os bens do interior do Paraguai", diz o ministro Francisco Rivas Almada no comunicado. "Não temos capacidade para retirar o excedente de produção do país, não temos meios, não temos infraestrutura, e com o duto vamos superar essa carência." As informações são da Dow Jones.


 

Leia Também