Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Para presidente do TRE, aumento de vereadores não pode retroagir às eleições de 2008

Para presidente do TRE, aumento de vereadores não pode retroagir às eleições de 2008
18/12/2008 21:32 -


     

Maria Matheus

 

Além da crise gerada entre a Câmara dos Deputados e Senado Federal, a PEC 20/2008, que altera a composição das Câmaras Municipais e que aumenta em 113 o número de vereadores de Mato Grosso do Sul, pode ser motivo de embate entre os poderes Legislativo e Judiciário. Na avaliação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Oswaldo Rodrigues de Melo, não é possível que o aumento no número de vereadores nas Câmaras Municipais seja retroativo às eleições deste ano. "Ainda que haja um dispositivo dizendo que se aplica para essas eleições, não é possível, porque as regras do jogo não podem ser alteradas depois que o jogo terminou", disse.

Para o desembargador, mesmo que seja promulgada pelo Congresso Nacional, a emenda constitucional 20/2008 será questionada juridicamente. "Normalmente a lei não retroage, ela é aplicada para o futuro", observou. "Acho que esse dispositivo que diz que será aplicado nessas eleições (de 2008) será questionado. Talvez isso termine no Supremo Tribunal Federal, que dá a última palavra"

Felpuda


Alguns políticos estão se aproveitando deste momento preocupante de pandemia para sugerir projetos oportunistas que, em alguns casos, são de resultados extremamente duvidosos. O mais interessante – para não dizer outra coisa – é que se for analisado o desempenho normal dessas figuras, verifica-se que essa preocupação toda nunca esteve no topo das suas prioridades. Ano eleitoral é assim mesmo. Lamentável!