Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

FRANCISCO

Papa diz aos cardeais que Igreja não é uma corte: 'evitemos intrigas'

23 FEV 14 - 07h:15TERRA

​A cada dia o papa Francisco deixa mais claro seu estilo de governar e o estilo que quer dos seus comandados. O recado da primeira missa dos novos 19 cardeais, entre eles o brasileiro Orani João Tempesta, foi direta: a santidade. "Ser santo não é luxo, é necessário para a salvação do mundo", disse o Papa.

E ele foi ainda mais direto quando falou sobre a entrada no colégio cardinalício como um serviço ao próximo, e não como uma premiação. "O cardeal entra na igreja de Roma, não entra numa corte. Evitemos todos hábitos e comportamentos de uma corte: intrigas, críticas, facções, favoritismos, preferências", disse num recado a todos os membros da igreja.​

E nos gestos e atitudes, Francisco vem demostrando o caminho que quer se siga. Se com João Paulo II e Bento XVI as missas dominicais se arrastavam em mais de duas horas, Francisco celebrou a missa em 1h20, sem descontar a fila da comunhão de uma Basílica de São Pedro absolutamente lotada. No sermão, deu o caminho: falou 12 minutos no relógio.

Dom Orani teve a prerrogativa de ficar mais perto do Papa durante a missa - justamente por ser sua primeira como novo cardeal da igreja. O papa Francisco pediu aos cardeais que sejam amáveis, dóceis, e que abandonem o orgulho e o egoísmo em busca de fazer o bem. "Um coração vazio de amor é como uma igreja deslacraríamos, subtraída do serviço de Deus e destinada a outro fim", afirmou.

Apesar de promessa, Dilma falta à missa

A presidente Dilma Rousseff descumpriu a promessa feita ao papa Francisco e faltou à missa de hoje. Durante o encontro na sexta-feira, o Papa perguntou à presidente se ela estaria em Roma sábado e domingo, e disse que sim. Mas por fim decidiu embarcar logo cedo para Bruxelas, onde participa de reuniões de cúpula Brasil-União Europeia.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Dinheiro público poderá pagar advogado de acusado de corrupção
COBRE SEU SENADOR

Dinheiro público poderá pagar advogado de acusado de corrupção

Conheca os novos modelos HB20: Veja o vídeo.
CORREIO VEÍCULOS

Conheca os novos modelos HB20: Veja o vídeo.

Shopping vai pagar só metade do IPTU; centro de convenções ganha isenção
BOSQUE DOS IPÊS

Shopping vai pagar metade do IPTU nos próximos cinco anos

Prefeito avalia que demorou para organizar cidade
CAPITAL

Prefeito avalia que demorou para organizar cidade

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião