Terça, 20 de Fevereiro de 2018

LIVROS

Pantanal é tema de dois lançamentos

2 DEZ 2010Por Thiago Andrade00h:12

Um dos grandes ecossistemas brasileiros, o Pantanal é tema de pesquisa em dois trabalhos que serão lançados hoje, às 19h, na livraria Lê. “O rural em movimento: A pecuária nas transformações espaciais do Pantanal”, parceria entre as professoras doutoras Ana Paula Correia de Araújo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e Ana Maria de Souza Mello Bicalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trata de questões relacionadas ao impacto e a importância da bovinocultura na região pantaneira. Também será lançado “Porteiras assombradas do paraíso – Embates da sustentabilidade socioambiental no Pantanal”, pela professora doutora Icléia Albuquerque de Vargas.

Os dois livros abordam as questões a partir da Geografia, procurando expandir as percepções que se tem do ecossistema, não apenas do ponto de vista biológico, mas também social e cultural. No trabalho de Ana Paula e Ana Maria, as pesquisadoras apontam para as relaçoes entre o Pantanal e o mundo globalizado, as peculiaridades, as contradições e reconhecem a importância da pecuária bovina de corte como elemento de continuidade dos processos políticos, sociais e espaciais pantaneiros. As pesquisadores estiveram no local diversas vezes, conversando com moradores e procurando entender como se dão as relações no espaço.

Em “Porteiras assombradas do paraíso”, Icléia analisa de maneira interdisciplinar os conflitos e embates dos processos de gestão territorial e da paisagem do Pantanal no Mato Grosso do Sul. A professora lembra que o livro foi elaborado a partir dos referenciais da Geografia Cultural, tratando de temas como território, identidade, paisagem, sustentabilidade, governança, patrimônio e a sensação de pertencimento à região. No trabalho, a autora desnuda as estruturas nas quais se dá o jogo entre as perspectivas do discurso da sustentabilidade ambiental, frente ao Pantanal. Ela conclui que os territórios pantaneiros são objeto de constantes re-direcionamentos políticos, sociais e econômicos.

Serviço
O lançamento acontece na Livraria Lê, na Rua Antônio Maria Coelho, 3.862.

Leia Também