Terça, 20 de Fevereiro de 2018

Natal

Panetone é tradição

8 DEZ 2010Por CRISTINA MEDEIROS00h:30

O Natal por si só já remete às tradições familiares, como a reunião de gerações para a ceia. Para os adultos, este momento é o ponto alto da noite. O peru, a rabanada, as castanhas portuguesas, frutas variadas, nozes, avelãs, amêndoas e passas enfeitam a mesa. O destaque fica por conta do panetone, bolo recheado de frutas secas que é uma tradição do Natal italiano, mas que foi incorporada à nossa cultura.

Criado no século 15 por um jovem que queria conquistar a filha de um padeiro na cidade de Milão, na Itália, o panetone atravessou o oceano com os imigrantes e chegou ao Brasil três séculos depois. Os brasileiros se apaixonaram por aquela receita simples, que passou a fazer parte das tradições de Natal. Mas nem por isso deixaram de incrementá-la para conquistar mais admiradores, a exemplo do que já fizeram com a pizza.

Existem algumas versões para a sua criação. A mais forte diz que o produto foi inventado no ano 900, em Milão, por um padeiro chamado Tone. Por isso, o bolo teria ficado conhecido como pane-di-Tone. Hoje já é possível encontrar nas prateleiras, dividindo espaço com os tradicionais de frutas cristalizadas, panetones recheados, com sabores, com chocolate na massa e até salgados. Mas há quem não abra mão da receita - seja qual for - feita em casa. Assim, relacionamos algumas destas receitas, que certamente farão a diferente à mesa do Natal.

Receitas
Panetone caseiro

Ingredientes para 2 panetones de 1,250 kg cada (de 16 fatias por panetone)
Ingredientes da massa:
7 tabletes de fermento para pão (150g) esmigalhados
1/2 xícara de água morna
7 xícaras de farinha de trigo
6 ovos
1/2 de xícara de manteiga derretida
1 xícara de açúcar
1/2 colher (de sopa) de sal
1 colher (de sopa) de casca de laranja ralada
Para o recheio:
250 g de frutas cristalizadas picadas
250 g de uvas-passa sem sementes
Modo de preparo da massa:
Dissolva o fermento na água e misture com 1/2 de xícara de farinha de trigo. Coloque numa tigela grande, cubra e deixe crescer por 2 horas. Depois, junte mais 1/2 de xícara de farinha de trigo e deixe crescer por 2 horas. Acrescente à massa os ovos, a manteiga, o açúcar, o sal, a casca de laranja e, aos poucos, o restante da farinha de trigo, misturando no início com uma colher de pau e, em seguida, com as mãos. Coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo e amasse durante 5 minutos com as mãos fechadas, fazendo movimentos do centro para fora e de fora para dentro.
Modo de preparo do recheio:
Divida a massa em duas partes e abra um retângulo de 40 cm x 35 cm. Misture as frutas cristalizadas com as passas, passe ligeiramente na farinha de trigo e distribua metade desta mistura sobre uma das partes de massa. Enrole no sentido do comprimento, dobrando ligeiramente as bordas para o centro. Depois, dobre ao meio, deixando as pontas para baixo. Com as mãos, forme uma bola e coloque a massa numa fôrma de papel de 1 kg (própria para panetone untada com manteiga). Repita o mesmo processo com a massa e a mistura de frutas e passas restante. Deixe crescer por mais duas horas ou até dobrar de volume. Com uma tesoura, faça cortes profundos em forma de cruz. Pincele com gema diluída em leite e leve ao forno baixo (150° C), preaquecido, por uma hora. Depois de 45 minutos, a superfície já deve estar dourada. Cubra o panetone com papel alumínio e termine de assar.
Dicas:
Em dias muito quentes, ao colocar a massa para crescer, observe que a massa dobra de volume mais rápido. Poderá substituir as frutas por gotas de chocolate ou chocolate meio amargo picado.Fôrmas de papel próprias para panetones são encontradas em casas de embalagens.

Bruschetta de panetone
(Receita enviada pela Nestlé)
Ingredientes:
3 xícara (chá) de frutas picadas (manga,abacaxi, kiwi e cereja)
Cobertura:
3 claras
1 xícara (chá) de açúcar
1 caixinha de creme de leite
Modo de fazer:
Bruschetta:
Corte o panetone Moçaem 12 fatias e coloque em uma assadeira. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até que ficar levemente torrado. Reserve.
Cobertura:
Em uma panela, misture as claras com o açúcar. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos. Coloque em uma batedeira e bata até dobrar de volume. Desligue a batedeira e misture o creme de leite. Reserve em geladeira.
Montagem:
Distribua as frutas em cada uma das fatias de Panettone e sirva com sirva com a cobertura.
 

Leia Também