Campo Grande - MS, terça, 21 de agosto de 2018

Cuidado no uso

Panela de pressão pega fogo em Coxim

4 ABR 2011Por Edição MS14h:49

Acidente com uma panela de pressão, no início da tarde desta segunda-feira (04), mobilizou o Corpo de Bombeiros. A panela de pressão pegou fogo na casa de L.R.D., de 48 anos, localizada na rua 5 de Maio, no bairro Santa Maria, em Coxim.

Os vizinhos se preocuparam com a grande quantidade de fumaça e acionaram os bombeiros. Quando a equipe chegou ao local, o proprietário da casa já tinha conseguido colocar a panela para fora, com auxílio de panos.
 

Os bombeiros apagaram o fogo, garantindo a segurança do local. A equipe alerta que o uso de panela de pressão requer cuidado. Não basta colocar água e levar ao fogo, há cuidados indispensáveis que precisam ser tomados para evitar acidentes domésticos, como a explosão da panela, que pode ocasionar prejuízos materiais e até afetar fisicamente pessoas que estejam próximas.


O cuidado deve começar desde a compra da panela de pressão, é preciso estar atento se o utensílio tem o selo do Inmetro. Colocar apenas o volume de alimento e água indicado no manual de instrução da panela também previne o desgaste do utensílio e a sua deformação. O indicado, geralmente, é usar 65% da capacidade do utensílio.
 

Também é importante observar, enquanto a panela estiver no fogo, se a válvula está funcionando normalmente, se está aliviando ou não a pressão. Se a válvula não estiver liberando pressão, provavelmente está obstruída e o alívio deverá ser feito mecanicamente. Para isso, basta levantar a válvula.

Leia Também