Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

GUADALAJARA

Pan do México toma férias dos atletas

8 MAR 2011Por FOLHA08h:09

O Pan-Americano de Guadalajara se tornou inconveniente para as modalidades que distribuem mais medalhas. A competição será em outubro, quando, normalmente, os atletas estão de férias. Em edições anteriores, o Pan aconteceu entre junho e agosto.

O evento servia como preparação para competições maiores e classificatórias dos Jogos Olímpicos. Por causa da época de chuvas em Guadalajara, no meio do ano, a organização adiou o Pan-Americano para outubro, quando começa o frio, e o período mais seco.

Boxe, ciclismo, lutas, atletismo, ginástica, natação e basquete são algumas das modalidades sacrificadas, porque seus campeonatos mundiais serão no verão no hemisfério Norte, quando o atleta deve estar no pico de sua preparação física.

"Ao chegar ao ápice da forma, é preciso entrar na competição. Passando dela, o físico começa a descer a ladeira", afirma Mauro da Silva, presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe). O boxe teve de abrir mão de um Pré-Olímpico por causa do Pan. O Mundial de Baku, no Azerbaijão, encerra-se em 1º de outubro, menos de duas semanas antes do Pan.

A medalhista olímpica Maurren Maggi durante treino no centro de treinamento do São Paulo, na Barra Funda

"Vamos mandar a equipe B para o Mundial. Mesmo assim, o pessoal que vai é madeira de dar em doido", diz o presidente da CBBoxe. Assim, os melhores brasileiros do esporte vão para um Pan esvaziado, mas onde a chance de pódio é maior. Só em abril de 2012 disputarão um outro Pré-Olímpico, dessa vez em solo brasileiro.

No atletismo, modalidade que distribui 47 medalhas de ouro, outubro é mês de férias, a não ser para os maratonistas, que ainda correm em novembro em Nova York.

Fabiana Murer, do salto com vara, disse que fará uma intertemporada de treinamento específica para o Pan. Em setembro, a saltadora disputa o Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, que considera a competição mais importante do ano.

Já a campeã olímpica no salto em distância, Maurren Maggi, 34, elegeu o Pan como sua meta. "Posso disputar outro Mundial em 2013, mas não terei outro Pan", disse Maurren, lembrando que terá 39 anos em Toronto-2015. Cesar Cielo, campeão olímpico nos 50 m, segue o exemplo de Fabiana Murer e prefere o Mundial de natação, em julho, na China, à competição continental.

Mas a diferença é que os nadadores terão tempo para se recuperar fisicamente até competir em Guadalajara, onde 34 medalhas estarão em disputa na modalidade. A seleção masculina de basquete tentará o tetracampeonato com o time B. Foi o que disse o técnico da equipe, o argentino Rubén Magnano, em recente entrevista ao canal Bandsports.

Em outubro, os times da NBA já estarão em pré-temporada, o que inviabiliza a liberação dos melhores atletas para representar o país. Os ginastas e os atletas das lutas terão de atravessar o planeta para representar o país na disputa mexicana. Entre 14 e 16 ginastas estarão em Tóquio, em outubro, para disputar o Mundial, que dá vagas para Londres-12.

A competição termina em 16 de outubro, três dias antes da estreia do Brasil na modalidade no Pan. A ginástica disputa 14 ouros no México. "Estamos com uma preparação para que os atletas possam competir em alto nível por 15 dias", afirmou Klayler Mourthé, supervisor de seleções da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

Os Estados Unidos, potência na ginástica, devem mandar uma equipe mais jovem para o Pan e sua força máxima para o Mundial japonês. A CBLA (Confederação Brasileira de Lutas Associadas) classifica o calendário de 2011 como "carne de pescoço", porque o Mundial da modalidade será disputado na Turquia, em setembro.

"Os 18 atletas que vão à Turquia lutarão no Pan", diz Roberto Leitão, superintendente da CBLA. Essa é a terceira modalidade que mais premia atletas, com 18 ouros. Marcus Vinícius Freire, superintendente-executivo de esportes do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), não vê problemas nas datas. "Todos os países competirão em igualdade de condições", declarou o dirigente.
 

Leia Também