Campo Grande - MS, quarta, 15 de agosto de 2018

SINDIVEST

Palestra vai abordar lei das etiquetas

19 ABR 2011Por da redação11h:20

A Fiems, o Sindivest/MS (Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) no Estado acertaram, durante reunião no fim de tarde de ontem, a realização de palestra sobre a Lei de Etiquetas na próxima terça-feira (26/04), às 19 horas, no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. Na prática, o evento servirá para repassar aos empresários do setor do vestuário e têxtil que tipo de informações técnicas devem constar nas etiquetas.

Durante a reunião entre o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, e a diretora-técnica da Aems (Agência Estadual de Metrologia), Luciana Boni Cogo, também ficou definido que a palestra técnica abordará especificamente o regulamento técnico de etiquetas de produtos têxteis coordenada. “Existem leis no Brasil para que as etiquetas dos produtos têxteis atendam o regulamento técnico e é sobre essa resolução do Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) que vamos abordar na palestra”, disse Luciana Cogo, que será a palestrante.

Prevenção

Ainda segundo a diretora-técnica da Aems, o foco do encontro é a informação e a prevenção para que as indústrias atendam à legislação. “Já iniciamos esse trabalho preventivo em parceria com o Sindivest/MS, que impactou na redução de irregularidades apresentadas nos produtos sul-mato-grossenses e nossa intenção é dar continuidade”, explicou, acrescentando que o Inmetro é responsável pela fiscalização, notificação e autuação de empresas que não atendem aos requisitos exigidos. 

José Francisco Veloso Ribeiro ressaltou que o evento é mais uma ação voltada para o setor de vestuário, tecelagem e fiação no sentido de viabilizar informações imprescindíveis para o empreendimento. “As informações vão atualizar o empresário sobre a regulamentação têxtil que deve estar de acordo com as normas aprovadas no âmbito Mercosul e pode abrir as portas para novos mercados na América Latina”, ressaltou, completando que essa é a segunda edição da palestra, que já foi realizada em 2009 para empresários do segmento.

Jaime Verruck pontuou que a palestra visa orientar empresários da indústria e do comércio para adequação às leis vigentes, que pode garantir tranqüilidade ao empresário porque os fiscais do Inmetro têm a responsabilidade de notificar e autuar lojas e fábricas que utilizam etiquetas fora do padrão. “A palestra visa oferecer suporte para que as empresas trabalhem dentro da lei e, com isso, os empresários tenham mais tempo para pensar na gestão dos negócios e não na resolução de eventuais problemas que possam surgir por descumprimento de uma etiqueta fora do padrão”, destacou.  

Leia Também