Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

TSUNAMI

Países enviam equipes de ajuda ao Japão após terremoto e tsunami

12 MAR 2011Por ESTADÃO10h:42

A comunidade internacional começou a enviar equipes de resgate no sábado para ajudar o Japão após o devastador terremoto e tsunami, e a ONU está despachando um grupo para ajudar a coordenar o trabalho.

"Estamos no processo de enviar nove especialistas que estão entre os mais experientes que temos para lidar com catástrofes. Eles ajudarão a avaliar as necessidades e coordenar assistência com autoridades japonesas", disse à Reuters Elisabeth Byrs, porta-voz do escritório da Organização das Nações Unidas para a coordenação de assuntos humanitários.

Uma explosão arrebentou o telhado de um instável reator nuclear japonês no sábado, elevando temores de que ocorra um derretimento desastroso da usina.

O secretário-chefe do gabinete japonês, Yukio Edano, afirmou ter havido um vazamento radiativo na usina nuclear de Fukushima Daiichi, operada pela Tokyo Electric Power Co (Tepco).

O terremoto causou um tsunami de dez metros de altura, que devastou cidades na costa nordeste do país. A imprensa japonesa calcula que pelo menos 1.300 pessoas morreram.

A ONU anunciou na sexta-feira que quatro equipes de busca e resgate, vindos de Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Estados Unidos, estão em direção ao Japão após o país ter solicitado ajuda.

Cingapura, Suíça e Grã-Bretanha também estão enviando equipes de ajuda ao país.

Leia Também