Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

País tem potencial para triplicar safra recorde de grãos de 2010, diz senador

17 AGO 10 - 04h:00
     

Se o país solucionar problemas de escoamento da produção, investir na recuperação de áreas degradadas e ampliar a produção nacional de insumos agrícolas poderá triplicar o volume recorde de grãos esperado para 2010 - 146,4 milhões de toneladas, conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A afirmação é do senador Neuto de Conto (PMDB-SC), ex-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), em entrevista à Agência Senado.

- O grande problema é a infraestrutura, o escoamento, por exemplo. Hoje, compramos em Santa Catarina por R$ 18,00 uma saca de milho que é produzida por R$ 6,00 em Mato Grosso. O preço triplica por causa do transporte em caminhões, que rodam sobre estradas precárias - disse Neuto do Conto, para quem é urgente que se construam ferrovias em todo o país para escoamento da safra.

Ainda conforme o senador, o país pode obter um grande salto na produção agrícola apenas com a recuperação de áreas degradadas

- No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, temos mais de 60 milhões de hectares de terras degradadas, que podem ser recuperadas para agricultura, sem desmatamento ou poluição de qualquer tipo, apenas com tecnologia e infraestrutura, triplicando nossa produção - frisou ele.

O senador também defende que o Brasil se torne auto-suficiente em fertilizantes e adubos, principalmente aqueles à base de potássio. Para ele, é uma questão estratégica, pois o Brasil possui reservas de matéria prima e poderia fabricar os fertilizantes, deixando de depender do produto importado.

Quanto à reforma agrária, Neuto de Conto diz que é preciso fazer um cadastro nacional de trabalhadores sem-terra, para que se saiba exatamente quem é trabalhador rural, com vocação e vontade de trabalhar no campo.

        - É possível, sim, distribuir terras, assentar, oferecer tecnologia, tudo isso. Acontece que os movimentos de sem-terra e a questão da reforma agrária viraram mote de campanha, de manipulação política e ideológica, e a coisa não é tratada com a seriedade e a profundidade que merecia. Hoje, há um número enorme de desempregados urbanos como massa de manobra de movimentos políticos - disse.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Governador comemora geração de empregos com retomada da UFN3
PRODUÇÃO DE INSUMOS

Governador comemora geração de empregos com retomada da UFN3

Universitários protestam contra escolha de reitora na UFGD
EDUCAÇÃO

Universitários protestam contra escolha de reitora na UFGD

Jovem encontrada morta em milharal tem 18 anos e estaria grávida
BRUTAL

Jovem morta em milharal tem 18 anos e estaria grávida

Semana começa com 121 vagas de emprego na Funtrab
OPORTUNIDADES

Semana começa com 121 vagas de emprego

Mais Lidas