Terça, 20 de Fevereiro de 2018

Educação

Pais devem participar ativamente das confraternizações escolares

16 DEZ 2010Por Portal Educação19h:16

Com o fim do ano letivo é comum as escolas promoverem festas de confraternização do ano, ou até mesmo apresentações para fechar as atividades letivas. Porém, um convidado muito especial é sempre esperado pelos alunos: os pais e familiares. Participar ativamente dessas atividades não pode ser só obrigação.

Alguns podem exclamar: “por que a escola fica inventando essas coisas filho, o pai está ocupado”. Mas mostrar esse desinteresse pelas atividades escolares pode ser trágico no final, pois a criança vê os amigos com os pais e você não vai!

Promover as festas e apresentações escolares é uma forma de integrar a família, algo fundamental para o envolvimento da criança com a instituição educacional. Já que o mundo do aluno é voltado ao ambiente educacional, ele se prepara o ano todo para a apresentação, e para mostrar o que sabe fazer. Ver o pai no banco, sentado e admirando a encenação é um grande prazer.

Segundo a educadora, tutora do Portal Educação, Emileide da Costa, é importante que os pais participem ativamente desse momento junto com os filhos. “Ir à escola junto demonstra o quanto os filhos se sentem valorizados, e esse gesto pode ainda ser importante no aprendizado escolar”, diz a tutora.

Para psicólogos, quando não há interesse da criança em participar desses eventos escolares, deve haver um momento de incentivo por parte dos pais. Estar presente com os professores, diretor e colegas de classe ajuda a amenizar a vergonha e fomentar a alegria e prazer de ver o trabalho reconhecido por todos.

Leia Também