Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Pais apostam no exemplo ao tratar da educação financeira dos filhos

7 AGO 10 - 20h:00
     

Quando o assunto é o futuro financeiro da família, o fato de os pais serem referência de hábitos e valores faz o fardo parecer mais pesado, principalmente porque, historicamente, são eles os responsáveis por prover o sustento da prole.

No entanto, apesar de o desafio de garantir um futuro tranquilo ao filho ainda persistir, a tarefa é dividida com as mulheres e o peso da responsabilidade já não é mais tão grande.

Para o consultor financeiro Jurandir Sell Macedo, a relação entre pais e filhos se assemelha a um time de futebol de sucesso, no qual ataque e defesa devem estar alinhados. "O ataque é buscar ganhar mais dinheiro, já a defesa é buscar gastar menos. Assim, se o filho tem consciência do esforço do pai no trabalho, pensa duas vezes na hora de gastar inconsequentemente. Isso é uma das lições de educação financeira: por melhor que seja o ataque, ele não joga sozinho", afirma.

Ensinando a pescar

Dar o peixe ou ensinar a pescar? Quando o assunto são finanças e investimentos, ensinar a forma correta de lidar com o dinheiro e estimular que os filhos pratiquem o que aprendem é a melhor forma de inserir o conceito de educação financeira em casa. Assim, os homens apostam, cada vez mais, nos velhos ensinamentos, passados de geração a geração, e no exemplo de bons hábitos no ambiente doméstico.

Com uma participação bastante ativa na educação dos filhos, o pai de hoje, além de oferecer infraestrutura para os herdeiros, preocupa-se em capacitá-los para que possam andar com as próprias pernas.

Aprendizado conjunto

Números da Expo Money, o maior evento de educação financeira e investimentos da América Latina, indicam que, a cada ano, cresce o número de pais que levam os filhos ao evento.

"Recebemos muito pedidos de pais que querem levar os filhos para assistir as palestras, de organização do orçamento as de investimento. É uma grande oportunidade dos pais compartilharem com os filhos a cultura de longo prazo", explica Raymundo Magliano Neto, diretor da Trade Network, empresa organizadora da Expo Money.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

BRIGA ENTRE TORCIDA

STJD pune Cruzeiro e Atlético-MG com perda de mando de campo e multa

ECONOMIA

Bancos anunciam mutirão para renegociação de dívidas em dezembro

Número de novo partido será 38, diz Bolsonaro
ALIANÇA PELO BRASIL

Número de novo partido será 38, diz Bolsonaro

SENADO

Alcolumbre manobra para atrasar votação de PEC da 2ª instância

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião