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Paim pede a institutos federais que ampliem a formação de docentes

Paim pede a institutos federais que ampliem a formação de docentes
12/02/2014 23:00 - Agência Brasil


O ministro da Educação, Henrique Paim, pediu aos institutos federais que ampliem a formação de professores. Segundo o minsitro, 8% das vagas nesses institutos são dedicadas a formação de docentes. Por lei, essa porcentagem pode chegar a 20%. O pedido foi feito durante a posse da nova diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

"A rede federal é peça essencial na formação dos professores", disse o ministro, que relembrou o compromisso com a formação que assumiu no discurso de posse. "Esse compromisso, eu queria que fosse também da rede federal. Isso para mim é muito importante".

Atualmente, a rede federal é formada por 491 campi em funcionamento. Até o final do ano, o ministro disse que esse número chegará a 562. Paim destacou o papel "importante" da rede federal nas carreiras em química, matemática, biologia e física, áreas de maior carência no país.

"Olhando para o Brasil, vemos que ainda estamos distantes do considerado necessário, mas os institutos têm papel importante na formação dos professores. Agora, é intensificar isso, ampliar essa oferta", disse o novo presidente do Conif, Luiz Caldas.

Durante a cerimônia, Paim anunciou o novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica: Aléssio Trindade. Ele é diretor de Desenvolvimento da Rede Federalde Educação Profissional, Científica e Tecnológica e assumirá no lugar de Marco Antonio de Oliveira.

Felpuda


Prefeitura de município do interior de MS recebeu recomendação do Ministério Público do Estado no sentido de exonerar servidores comissionados, livres do cartão de ponto, que são parentes de secretários da administração e de vereadores. O nepotismo se tornou um excelente “negócio” por lá, e se até o dia 6 de agosto as devidas providências não forem tomadas, medidas serão adotadas, como ação por improbidade administrativa. Tem gente que não aprende mesmo, né?