Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

ESTAÇÕES

Outuno começa hoje e deve reduzir chuvas no Estado

20 MAR 2011Por ANAHI ZURUTUZA00h:01

Às 19h21min de hoje tem início o outono em Mato Grosso do Sul. Durante a estação, que tem término previsto para dia 20 de junho — quando começa o inverno —, dias e noites têm quase a mesma duração. De acordo com a meteorologista Cátia Braga, do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec), a partir de hoje, as chuvas, que excederam as expectativas durante o mês de março, devem diminuir.
O predomínio é de dias ensolarados e umidade relativa do ar baixa no período da tarde, mas, segundo a meteorologista, como o outono é a estação de transição entre o verão e o inverno, as mudanças climáticas bruscas são mais comuns.
Há maior probabilidade de que ocorram nevoeiros e é possível que sejam registradas geadas, principalmente se as frentes frias adentrarem o Estado pela região sul. Contudo, conforme previsão da meteorologista, há pouca possibilidade das temperaturas mínimas chegarem a valores negativos como aconteceu em 2009.
No outono do ano passado a menor temperatura registrada no Mato Grosso do Sul foi de 5,4 graus, em junho, em Rio Brilhante. A mais alta foi de 38,5 graus, em junho, em Porto Murtinho. O maior volume de chuva (300,4 milímetros) foi registrado em Coxim, em maio, e a menor umidade relativa do ar (14%) em Juti , em março.

Leia Também