Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Otimismo do consumidor sobe em agosto e bate recorde, diz CNI

2 SET 10 - 15h:30
     

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) registrou crescimento de 2,1% de julho para agosto deste ano, quando atingiu 119,3 pontos, informou nesta quinta-feira (2) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O INEC é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional conduzida pelo Ibope com 2.002 pessoas. A pesquisa, que tem periodicidade mensal, foi reanlizada entre 18 e 21 de agosto deste ano, informou a entidade.

"O valor de agosto é o maior da série histórica do INEC, iniciada em 2001, o que mostra que o consumidor brasileiro está especialmente otimista", informou a CNI. De acordo com a entidade, o crescimento do índice em agosto se deve, sobretudo, às expectativas do consumidor com relação ao desemprego e à inflação.

Segundo a Confederação, o índice de expectativa de evolução do desemprego nos próximos seis meses mostra maior otimismo do consumidor, ou seja, maior parcela dos consumidores acreditam em queda do desemprego, ao mesmo tempo em que o índice de expectativa de inflação subiu 8%, o que mostra que subiu a proporção de consumidores que esperam queda da inflação.

"O índice [de expectativa de inflação] registrou o quarto aumento consecutivo e acumula crescimento de 12,6% no período. A trajetória recente dos preços aumentou o otimismo dos consumidores", avaliou a CNI.

Já os índices de situação financeira e de compras de bens de maior valor, por sua vez, mantiveram-se praticamente estáveis em agosto, segundo a entidade, com crescimento, de 0,7% e 0,8%, respectivamente. "Ressalte-se, contudo, que ambos permanecem superiores as suas médias históricas", acrescentou.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Alisson, Firmino e Marquinhos concorrem à Bola de Ouro
FUTEBOL

Alisson, Firmino e Marquinhos concorrem à Bola de Ouro

Gás é reajustado pela Petrobras e preço pode ultrapassar R$ 100 em MS
BOTIJÃO DE 13 QUILOS

Gás de cozinha terá aumento e preço pode ultrapassar R$ 100 em MS

Com problemas de saúde, Zeca do PT deixa presidência do partido
POLÍTICA

Com problemas de saúde, Zeca deixa presidência do PT

Em um ano, número de queimadas quase dobram em Campo Grande
MEIO AMBIENTE

Em um ano, número de queimadas quase dobram, aponta comitê

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião