terça, 17 de julho de 2018

DICAS

Os 10 mandamentos de um vendedor de sucesso

13 NOV 2010Por Infomoney10h:30

Trabalhar como vendedor não é uma atividade tranquila. Estes profissionais têm de cumprir metas, conhecer os produtos e serviços, atender e principalmente conquistar os clientes. Mas por que alguns vendedores são bem-sucedidos e outros não são?

O presidente do CDPV (Centro do Desenvolvimento do Profissional de Vendas) e autor do livro "Histórias dos Verdadeiros Campeões de Vendas" (Ed. Ferreira Negócios), Diego Maia, explica que o que diferencia estes profissionais é a maneira como lidam com os desafios da carreira.

"É possível diferenciá-los pela forma como estas pessoas encaram seu serviço. Um vendedor de sucesso faz além das suas possibilidades. Ele também tem comprometimento com a sua carreira", explica o especialista.

Maia sugere 10 atitudes que podem diferenciar um vendedor medíocre de um profissional de sucesso. "Estas dicas não servem somente para área de vendas, mas para as outras profissões".

Preparação - Fazer graduação, pós-graduação, cursos livres de vendas, marketing, negócios e cursos livres, além de se informar em livros e revistas sobre o assunto, é fundamental.

Seja um portador de boas notícias - Ninguém faz negócios com pessoas desmotivadas. Por isso, deixe os problemas de lado e não os leve para o cliente

Ética - Faça com os outros apenas o que você gostaria que fizessem com você. Ajude o cliente a crescer

Planejamento de carreira - Tenha em mente aonde deseja chegar. Por isso, estabeleça metas palpáveis. Escrever seus planos ajuda, assim não ficam somente no plano das ideias.

Planejamento financeiro - Organização financeira é fundamental, já que muitos profissionais dependem da comissão de vendas. Pense no futuro. Faça seguro especializado para área e um plano de previdência privada.

Comprometimento com a empresa - Tenha comprometimento com a empresa, com o produto e com os clientes. "É mais do que vestir a camisa", diz Diego Maia, presidente do CDPV (Centro do Desenvolvimento do Profissional de Vendas) e autor do livro "Histórias dos Verdadeiros Campeões de Vendas" (Ed. Ferreira Negócios)

Aprender com os erros -  Ao errar, peça o feedback, desde o chefe até o cliente. As informações vão ajudar para que problemas se repitam em negociações futuras.

Inovação - Inovação não deve ser no sentido técnico ou científico. O vendedor deve colocar em prática todos os dias alguma ideia nova, como enviar artigos ou reportagens aos clientes que possam interessar.

Networking - Deve ser feito tanto com profissionais da mesma área como com os de setores diferentes. Além de manter contatos com os clientes. "É se fazer presente. É estar permanentemente em contato com as pessoas", afirma Maia.

Benefícios - É importante enfatizar o que o produto pode proporcionar ao cliente.

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