quinta, 19 de julho de 2018

FUNDAÇÃO BARBOSA RODRIGUES

Orquestra Jovem faz concertos no exterior

23 OUT 2010Por OSCAR ROCHA00h:00

O músico e regente Eduardo Martinelli e outros 5 integrantes da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues iniciam hoje excursão pelo Paraguai, Argentina e Chile. O ponto inicial da jornada foi um convite recebido por Martinelli para retornar ao  Encontro Internacional de Música de Câmara do Zicorsur/Mercosul, que acontece na região de Antofagasta (Chile). “Há dois anos participei deste evento com outros músicos sul-mato-grossenses. Daquela vez, fui com músicos veteranos, agora, percebi que poderia fazer ótimas apresentações acompanhado com músicos  jovens, com idade variando entre 12 e 18 anos”, explica Eduardo Martinelli. O evento acontecerá de 26 a 31 de outubro.

Antes do Chile, a formação faz duas paradas. A primeira em Assunção (Paraguai). À noite está previsto concerto no Conservatório Nacional. Durante o dia, Martinelli ministra oficina. Na segunda-feira, a apresentação será na Escola Superior de Música de Salta (Argentina). A previsão é de estrear no Chile na quarta-feira. “Serão vários concertos ao longo de todo festival,  em locais diferentes”.

O grupo contará com uma flauta transversal, um violoncelo, três violinos e um violão. O repertório será amplo e destacará principalmente a música brasileira popular e de concerto. O público dos países vizinhos ouvirá criações de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Hermeto Paschoal, Sivuca, além de duas peças compostas pelo próprio Martinelli.
Mesmo com  a música brasileira sendo a principal atração ainda haverá espaço para obras de Vivaldi, Bach e Tchaikovsky. “Será uma experiência muito importante para estes músicos talentosos e que têm tudo para mostrar um trabalho de qualidade lá fora, representando bem nosso Estado”, avalia o regente.

Para novembro, está prevista a gravação do primeiro DVD da  Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues, que completou cinco anos de atividades em 2010, somando apresentações em diversos pontos de Mato Grosso do Sul e período de aperfeiçoamento  musical em outros estados.

Leia Também