Campo Grande - MS, terça, 14 de agosto de 2018

PRIMEIROS SOCORROS

Organização oferece cursos aos professores

3 JUN 2011Por DA REDAÇÃO00h:02

Conhecimento prático para prestar atendimento de urgência a crianças em caso de acidentes nas escolas. Esse é o foco do Curso Noções Básicas de Primeiros Socorros que a Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP/BR/MS) está oferecendo para 1.500 profissionais de 98 Centros de Educação Infantil, 98 escolas da rede pública de ensino, de Campo Grande. A primeira aula acontece dia 4, com uma turma de 150 educadores.

 As aulas acontecem aos sábados e têm duração de 10 horas/aula. “O objetivo é orientar o professor e educador sobre qual a conduta deve tomar. O curso é importante porque vai minimizar os impactos de agravos de saúde na criança que sofreu algum acidente antes da chegada do atendimento médico especializado”, afirma o instrutor do curso Cleiton Travassos que é bombeiro militar e acadêmico de Enfermagem.

 Em maio, a prefeitura de Campo Grande regulamentou a Lei 4.947 que estabelece aulas de primeiros socorros para o corpo docente das escolas municipais de Ensino Fundamental. “Durante o curso, os participantes aprendem quanto ao atendimento específico de crianças recém-nascidas até os 12 anos, mas, na verdade, são técnicas para o atendimento de uma pessoa de qualquer idade. O que muda é apenas a maneira e a força aplicada no paciente”, complementa Cleiton.

 De forma prática, são repassados os procedimentos do exame primário, preconizado mundialmente, para detectar sinais vitais básicos (temperatura, pulso, respiração e pressão arterial) e quais providências diante de casos de engasgos, insuficiência respiratória, fraturas (fechadas ou expostas), insolação, parada cardíaca (com instruções de uso no desfibrilador externo automático), hemorragias, convulsões e queimaduras, entre outros casos. Os participantes também aprendem quanto à legislação que rege a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros, sobre o funcionamento do serviço público e uso de caixa de primeiros socorros.

 A cada sábado, 150 profissionais participam do curso. Os 1.500 participantes estão divididos em 10 encontros que acontecem dias 4, 11 e 18 de junho, 30 de julho, 6, 13, 20 e 27 de agosto e 3 e 10 de setembro. Mais informações sobre o curso no telefone (67) 3305-2227.

Leia Também