Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

PAÍS

Organização da Copa-2014 indica 145 CTs

9 MAI 2011Por ESTADÃO00h:01

O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) divulgou uma lista com 145 centros de treinamento que estão inicialmente aptos para receberem seleções estrangeiras durante a competição no Brasil.

A relação tem locais que ainda só existem em projetos, mas exclui os principais centros de treinamento, como São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Atlético-MG e Atlético-PR. Só o do Santos foi listado e um do Palmeiras, no interior de São Paulo, cujas obras nem começaram.

Em nota, o COL ressaltou que a presença de um local na lista não significa que ele esteja definitivamente aprovado, mas que ele atende os requisitos básicos, "como distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves no aeroporto indicado, distância para possíveis hotéis oficiais, entre outros", diz a nota.

Técnicos da empresa que presta serviço ao COL ainda vão inspecionar alguns campos oficiais de treinamento, entre a próxima semana e o final de julho. Dos 45 selecionados, só cinco já foram visitados. Outros 15 são projetos que serão analisados "minuciosamente". A meta do Comitê é cortar a lista até 90 locais, com um mínimo de 64.

A partir desta relação fornecida pelo COL é que as seleções classificadas para a Copa começarão a escolher onde vão treinar. Isso só deve acontecer depois do sorteio da tabela, em dezembro de 2013.

Pleiteando receber jogos da Copa das Confederações, Minas Gerais tem menos centros de treinamento listados do que Goiás, por exemplo. O Rio de Janeiro vai ainda pior: só tem cinco locais selecionados, nenhum na cidade do Rio. Em São Paulo, 23 cidades do interior têm pelo menos dois CTs indicados cada.

Leia Também