Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Operação Vintém: de crime eleitoral passou a ser penal

24 MAR 08 - 22h:49
     

Adilson Trindade

 

O que era para ser um crime eleitoral, acabou se transformando em penal. As investigações começaram com o juiz eleitoral Carlos Alberto Garcete de Almeida, da 22ª Zona Eleitoral de Campo Grande. Depois de chegar à conclusão que a compra de votos não passou de uma armação do grupo ligado ao governador André Puccinelli (PMDB) para incriminar o então deputado estadual Semy Ferraz (PT), o juiz reconheceu a incompetência da Justiça Eleitoral para promover a abertura de processo. Ele recomendou a remessa dos autos à Justiça Federal.

Como o inquérito policial apontou a possível participação de Edson Giroto na suposta farsa contra Semy, a competência do inquérito passou para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com sede em São Paulo. É que Giroto, na condição de secretário estadual de Obras Públicas, tem o direito a foro privilegiado.

Ao examinar o inquérito policial, o Ministério Público não teve dúvida de que se tratou, em tese, de armação do grupo do governador para prejudicar Semy. Matéria do Correio Braziliense também destaca a intenção dos envolvidos no caso.

        Parte do trecho do parecer do promotor eleitoral Marcos Antônio Martins Sottoriva deixa claro esta posição: "Em tese, pode ter configurado os delitos de denunciação caluniosa e de comunicação falsa de crime, pois a intenção dos autores era imputar falsamente um delito a quem sabia inocente, com o objetivo de prejudicar indiretamente um dos candidatos às eleições proporcionais (Semy Ferraz, que disputou e não foi reeleito deputado estadual), além de terem providenciado a comunicação do delito à Polícia Federal, que agiu prontamente, fazendo a apreensão do objeto do delito e do suposto infrator".

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Por causa da CNN, Painel WW de Waack se tornará “estritamente pessoal”
CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Por causa da CNN, Painel WW de Waack se tornará “estritamente pessoal”

Em busca do sonhado sim, casais vão ao altar neste sábado na igreja Perpétuo Socorro
CASAMENTO COMUNITÁRIO

Em busca do sonhado sim, casais vão ao altar neste sábado

Inmet alerta para onda de calor e chuva em algumas regiões de MS
TEMPO

Inmet alerta para onda
de calor em MS

Conheça a Costa Amalfitana, considerada um dos patrimônios da humanidade
TURISMO

Conheça a Costa Amalfitana, considerada um dos patrimônios da humanidade

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião