quarta, 18 de julho de 2018

Operação de resgate valeu cada centavo gasto

15 OUT 2010Por 08h:40

MINA DE SAN JOSÉ

A operação de resgate, que retirou com vida os 33 mineiros soterrados por 70 dias no Deserto de Atacama no Chile, custou de US$ 10 a US$ 20 milhões. Mas o presidente chileno, Sebastián Piñera, disse ontem que “cada centavo gasto valeu a pena”.
“Aqui não haverá impunidade para os responsáveis”, disse Piñera. “Sinto que depois deste maravilhoso processo de resgate que daqui para frente a expressão fazer ‘à la chilena’ significa fazer bem, com compromisso, fé e esperança”, afirmou o presidente, que acompanhou desde a madrugada de terça-feira (12) a operação de resgate da maioria dos trabalhadores.

Túnel
O ministro da mineração do Chile, Laurence Golborne, afirmou ontem que as perfurações feitas para o resgate dos 33 mineiros encerrado anteontem à noite serão fechados com concreto. Os equipamentos utilizados para as operações serão retirados.
O processo, segundo Golborne deve levar em torno de 15 dias para ser concluído. Além do duto por onde os trabalhadores foram retirados, duas outras perfurações chegaram a ser feitas como planos alternativos.

Leia Também