sábado, 21 de julho de 2018

HAITI

ONU confirma 305 mortes e 4.649 casos notificados de cólera

29 OUT 2010Por AGÊNCIA BRASIL14h:38

O Ministério da Saúde do Haiti informou às Nações Unidas que o surto de cólera no país matou 305 pessoas e que há 4.649 casos notificados, sobretudo em quatro municípios – Gonaives e em vilarejos próximos à capital Porto Príncipe, como Archaei, Limbe e Mirebalais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou ter acelerado o treinamento de agentes comunitários na região para ampliar as orientações sobre a prevenção e o tratamento da doença.

Nos últimos dias, foram ampliadas as dosagens de sais de reidratação oral, assim como as recomendações de higiene, como a lavagem das mãos e da roupa, além da manipulação de alimentos. O objetivo é evitar a expansão da doença. Os dados são de um relatório da OMS em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Como medida de emergência, a Opas determinou a vacinação contra o cólera no Haiti. Também foi determinado que todos os turistas e pessoas que sigam em direção ao país sejam informados sobre os riscos potenciais de contaminação, sintomas, precauções para evitar a doença e detalhes sobre locais para procurar ajuda.

Vários países cooperam com o Haiti no combate ao surto da doença. O Brasil enviou uma carga de 4 toneladas de medicamentos e material hospitalar - frascos de hipoclorito de sódio, sais para reidratação oral, soro injetável, luvas e equipamentos para aplicação de soro. A Opas mobilizou  peritos internacionais, incluindo epidemiologistas, especialistas em comunicação de risco,  laboratório, água e saneamento, além de logística.

 

Leia Também