Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ONU aprova por unanimidade resolução para ajuda humanitária à Síria

ONU aprova por unanimidade resolução para ajuda humanitária à Síria
22/02/2014 16:15 - AGÊNCIA BRASIL


O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou hoje, por unanimidade, resolução não vinculativa solicitando o levantamento do cerco de várias cidades sírias e facilidades de circulação para grupos de ajuda humanitária no país. Depois de ter ameaçado com um veto, a Rússia acabou subscrevendo texto apresentado pela Austrália, por Luxemburgo e pela Jordânia, e apoiado pelo Reino Unido, pelos Estados Unidos e pela França.

No entanto, alguns diplomatas duvidam da eficácia da Resolução 2.139, sem que haja sanções automáticas para forçar o regime sírio a deixar passar os veículos de ajuda humanitária. Desde o início da crise na Síria, em março de 2011, a Rússia bloqueou por três vezes a aprovação de uma resolução destinada a pressionar o regime de Bashar Al Assad e contou com o apoio da China, que se associou à posição russa.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas já tinha adotado, em outubro do ano passado, declaração na qual reclamava melhor acesso à ajuda humanitária na Síria, mas esta acabou por não ter qualquer efeito.

Felpuda


Tudo indica que o MDB não conseguiu convencer o PSDB de iniciar namoro com vistas a casamento nas eleições, e a ideia teria sido descartada. Os tucanos demonstraram que o problema deles não é o cargo: os emedebistas ofereceram a vaga de vice na disputa à Prefeitura de Campo Grande, a mesma cobiçada pelos tucanos, mas na chapa do PSD do atual prefeito. A questão, politicamente falando, seria, digamos, o oferecido “noivo”. Afe!